Aos quase 70 anos, Circo Guaraciaba é sinônimo de cultura

O Circo Guaraciaba, uma das maiores companhias circenses do Brasil, apresenta o melodrama Avental Todo Sujo de Ovo no Galpão do Folias na terça (11) e quarta-feira (12), às 21h, com entrada gratuita. Perto de seu 70º aniversário, a companhia homenageia seus veteranos artistas em um espetáculo que propõe ao público  refletir sobre amor e tolerância, além de contar com as características típicas de um bom melodrama – emoção, personagens carismáticos e pitadas de humor. O espetáculo, que conta com o apoio do Proac – Montagem e Circulação de Grupos Circenses e com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz, tem direção do aclamado diretor Dagoberto Feliz, do Grupo Folias d’Arte de São Paulo.
Serviço:
Galpão do Folias – Rua Ana Cintra, 213 – Santa Cecília (próximo do metrô Santa Cecília)
Datas: 11 e 12 de agosto – Horário: 21h
Os ingressos serão distribuídos gratuitamente uma hora antes do início do espetáculo.
 
Saiba mais sobre o Circo Guaraciaba
Inaugurado em 26 de junho de 1946, no bairro Jaçanã, em São Paulo, o Circo-Teatro Guaraciaba foi iniciado por Antonio Malhone, famoso palhaço Pirolito. O Circo recebeu esse nome em homenagem à sua filha, na época com dois anos de idade. Antonio Malhone, mesmo com apenas 24 anos, era responsável por uma das maiores organizações de circo-teatro. Ganhou prestígio e respeito não só pela logística (equipamentos, montagem, frota, figurinos, adereços cênicos), mas também pela maneira rígida, metódica e quase insuportável de conduzir seus espetáculos.
Os circos da época seguiam a risca a maneira carregada de interpretação proposta pelos melodramas. Ele achava essa interpretação distante demais do público, por isso, arriscou-se a colocar em seu circo, uma interpretação mais naturalista. Em princípio, houve um estranhamento de todos. Colegas, críticos e público. Porém, em pouco tempo, a plateia se identificava de tal maneira com aqueles personagens, muito próximos de sua realidade, eliminando a forma “afetada” de interpretação. Obteve muito sucesso. E contando também, com a sorte de ter um elenco tão competente.
Com vasto repertório (mais de noventa textos, entre comédias e dramas), não repetia seus espetáculos, o que era um forte trunfo do Circo-Teatro. Com quase 70 anos de existência, hoje o grupo remonta os grandes clássicos do passado e alguns textos atuais, buscando cada vez mais a proximidade e identificação com seu público.