Ford propicia sonho de agulha, linha e tecido

Um sonho costurado com agulha, linha e muito tecido. Tal qual uma colcha de retalhos, as histórias de dois grupos de mulheres simples de Camaçari e Salvador, na Bahia, se entrelaçam como fibras procurando um sentido para existir. Desde o início do ano, numa iniciativa da Ford em parceria com o Projeto Axé e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Camaçari, essas mulheres se reúnem para aprender a arte da costura. Mais do que aprender um ofício, elas estão aprendendo a sorrir, empreender e acima de tudo, ter esperança de que dias melhores virão.

O curso a que elas se referem é baseado na técnica da reciclabilidade. Uniformes dos empregados da Ford, que antes eram incinerados quando devolvidos para o setor de Recursos Humanos, hoje são lavados, higienizados e doados para o Projeto Axé, ONG contratada pela montadora para executar o serviço de transformação das peças. O Projeto Axé tem então a responsabilidade de gerir os recursos, montar as aulas, programar o conteúdo e selecionar mulheres dispostas a aprender uma nova atividade, passando por conceitos de pesquisa, criação, design e marketing.  Projeto Axé 1

Além de beneficiar as mulheres, a parceria da Ford com a ONG também contribui para o aprendizado de 60 jovens, entre meninos e meninas, oriundos de situações de risco. Eles integram o grupo Axé Artes Visuais e são eles que propõem as cores, estampas e novas experimentações para as mochilas. “Essa é uma parceria que vem dando muito certo porque ela vai além daquilo que propomos, ela resgata a autoestima, valoriza as identidades e reforça o desenvolvimento social e econômico dessa gente”, afirma Adriane Rocha, gerente de Relações Corporativas e Comunicação da Ford Brasil. 
Projeto Axé 4

A Ford acredita que ações como essas são de grande valia para transformar uma comunidade, contribuindo para o desenvolvimento das potencialidades e para que eles se tornem agentes de transformação nas localidades onde vivem. Essas atividades fazem parte das ações de Responsabilidade Social da montadora, amparadas pela Ford Fund, organização sem fins lucrativos criada e mantida pela Ford desde 1949. A Ford Fund e Serviços Comunitários apoia instituições e ações sociais nas regiões onde a montadora opera.

por Maurício Coutinho – Revista Paulista