Atibaia celebra a primavera com Festa de Flores e Morangos

Como forma de celebrar a chegada da primavera, a cidade de Atibaia, localizada no interior de São Paulo, está promovendo a 35ª edição da Festa de Flores e Morangos. Reconhecido nacional e internacionalmente, este é um dos eventos culturais paulistas que mais atrai público de fora do Estado de São Paulo. A Festa de Flores e Morangos de Atibaia reúne milhares de pessoas de todo o país, atraídas pela variedade de flores e plantas, pela rica e excelente gastronomia, e pelo ambiente cultural proporcionado pelos organizadores.

IMG_0705

Um diferencial na festa deste ano de 2015 é o fato dela fazer parte do Calendário Oficial de Comemorações alusivas aos 120 Anos de Tratado de Amizade Japão Brasil. Por este motivo o evento promove de forma mais intensa o encontro entre as culturas japonesa e brasileira. IMG_0787

Aos sábados e domingos ocorre um festival artístico com grupos representantes dos mais variados países com belíssimas apresentações, das quais se destacam o Bon Odori e o Taikô, atrações locais da cultura japonesa que impressionam e sensibilizam o público.

IMG_0736

Na parte gastronômica, como não poderia deixar de ser, os morangos são o carro chefe. A iguaria é servida nas mais diversas formas: risoto, sorvete, suco, fondue, pastel, entre outros pratos apresentados de forma exclusiva para a Festa.

IMG_0847

É claro que os visitantes não deixam o local sem antes comprar algumas caixas da fruta que atrai pelo seu tamanho, cor e sabor. Com 1500 m², o pavilhão de exposição é um espetáculo a parte. Com uma decoração feita primorosamente pela comunidade japonesa e renovada semanalmente, o que chama a atenção dos visitantes é a vivacidade das flores em seu conjunto. Rosas, lírios, margaridas, cravos, gérberas, são algumas das espécies que compõem arranjos cuidadosamente trabalhados.

IMG_0856

No local do evento o visitante poderá também encontrar uma variedade de plantas e flores frescas e de qualidade, contando com um preço bem mais em conta do que normalmente são vendidas nas floriculturas.

IMG_0734

A 35ª edição da Festa de Flores e Morangos de Atibaia acontece nas instalações do Parque Municipal Edmundo Zanoni, que abriga além de toda a estrutura do evento, um espaço verde permanente, lago, parque infantil, salão do artesão e Museu de História Natural.

IMG_0848

O evento ocorre às sextas, sábados e domingos deste mês de setembro até o dia 27. Os portões são abertos às 09h e a festa se encerra às 18h. Os ingressos vão de R$ 13 à R$ 26. O Parque Municipal Edmundo Zanoni está localizado na Avenida Horácio Neto, 1030, Atibaia – SP. Para mais informações acesse: http://www.festadasfloresdeatibaia.com.br/.

Por Emílio Portugal Coutinho – Revista Paulista
Fotos: Janaina Costa Nonato – Revista Paulista