Reserva Importadora no Rancho Português

Meninas e meninos,
Convidado a participar de um almoço para um agradável bate papo com as proprietárias da Reserva Importadora, algumas surpresas me aguardavam. A primeira delas que uma das sócias, a Alessandra Pasiani, já minha conhecida há muito tempo, uma das responsáveis por outro produto fantástico, a Cachaça Angelina.

Quinta Mendes Pereira Encruzado 2013-Marionette e Q.M.Pereira Reserva 2010A segunda que dois dos vinhos mostrados seriam de uma querida amiga, a brasileira Raquel Mendes Pereira, a qual fui o primeiro jornalista a entrevistar em 2007, quando ela resolveu assumir a Quinta da família em Portugal e fazer vinhos com nova proposta.

A Reserva Importadora é uma empresa bem nova no mercado, mas com um catálogo muito interessante, e sob o comando de três mulheres, o que a diferencia em sensibilidade na escolha, na colocação dos produtos no mercado, e espero, venha a destaca-la como empresa por seus atributos comerciais num futuro breve.

Camila Carboni, sommelière, Alessandra Pasiani( conhecedora do mercado de bebidas, embora especificamente de destilados), e Daniela DeVitro, formam o círculo de executivas da Reserva Importadora, criada para trazer rótulos exclusivos de pequenas vinícolas do velho mundo, ao menos por enquanto. No momento são ao todo oito vinícolas de países Itália, França, Espanha e Portugal, objetivando trazer em cada garrafa importada, a história, cultura e tradição vitivinícola com produtos expressivos de cada região.

QMP Encruzado e os bolinhos de bacalhauNo almoço, no excelente Rancho Português, o cardápio especialmente escolhido, constou de entrada como bolinho de bacalhau, que para acompanhar foi servido o vinho que mais gostei, o Quinta Mendes Pereira Encruzado Reserva 2013, com 13,5% de álcool totalmente equilibrado com uma espetacular acidez, aromas minerais, cítricos, alguma especiaria, que depois vem a se expressar numa pimenta branca, untuoso, ótimo companheiro de gastronomias fritas e banhadas em azeite, pela acidez, pela mineralidade e pelo álcool. Fermenta parte do vinho em barricas.

Seguimos com outra entrada, o bacalhau espiritual, que tanto se deu bem com o Encruzado, como com o espanhol de Jumilla, de acidez marcada, o Ego Bodegas Marionette 2013, corte de Monastrel e Syrah em partes iguais e com 14,5% de álcool bem equilibrado com taninos e acidez, esta por sinal muito marcada, o que facilitou para o bacalhau espiritual.

Frutado em compota, especiarias(Syrah), um canforado elegante dando frescor em boca. Bom vinho para carnes brancas como porco em variadas cocções, e passa ligeiro por barricas americanas. Para dar continuidade ao cardápio, um bacalhau ao forno no azeite, e novamente o Encruzado não fez feio, mas o Marionette também foi bem, com boa pegada.

Bacalhau ao forno-Rancho PortuguêsOutro vinho da Quinta Mendes Pereira, o Tinto Reserva 2010, um puro sangue Touriga Nacional, 14,5%de álcool, o achei ainda jovem para o bacalhau, mas para a Chanfana de Cordeiro ficou muito bom, seus taninos se firmaram no complexo da carne e dos ingredientes, com o frutado e especiarias, mais o floral característico da T.N dando combinação muito boa.

As sobremesas divinas da doçaria conventual estavam presentes a escolher, e para acompanhá-las um vinho da família Carboni da Sardenha, o Galante Colheita Tardia 2008, 100% Nasco, uva autóctone regional. Os rótulos podem ser encontrados em diversos empórios e restaurantes em São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, além do site Winefor. Em SP, estão disponíveis em locais como Emporium Dinis (shopping Morumbi), Tatini, Enoteca Saint Vinsaint, Chez Oscar e A Bela Sintra.

Algumas das publicações sobre a Quinta Mendes Pereira, ainda no Blog Divino Guia, vejam:
http://divinoguia.blogspot.com.br/2008/10/quinta-mendes-pereira-i.html
http://divinoguia.blogspot.com.br/2008/10/quinta-mendes-pereira-ii.html
http://divinoguia.blogspot.com.br/2009/02/raquel-mendes-quinta-mendes-pereira.html
http://divinoguia.blogspot.com.br/2010/02/quinta-mendes-pereira-e-estrela-na.html

Rancho Português
www.ranchoportugues.com.br
Reserva Importadora
http://reservaimportadora.com.br
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão