Saúde e Bem-Estar: A Simbologia do Corpo

O Corpo Humano é constituído em sua forma integral – psíque, corpo, mente, biológico e funcional – sendo que cada órgão desempenha um papel concreto na manutenção, adaptação e proteção de todo o organismo. O simbolismo no corpo ajuda a realizar introspecção necessária a fim de buscar as causas, o lugar afetado e as manifestações do desequilíbrio da saúde e bem estar.

ROGERIA FFalaremos hoje do sistema ósseo e locomotor.

O corpo possui uma constituição estática e dinâmica, uma estrutura que garante uma boa estabilidade, que, ao mesmo tempo, nos permite deslocarmos. Esta estrutura é o esqueleto, dispõem de um motor de fazer – possibilidades de movimentos mecânicos – os deslocamentos, um sistema dinâmico ação. Esse motor é a musculatura. Os ossos representam os sistemas organizacionais em que vivemos nossa estrutura, a autoridade, o sustento material, afetivo e social. Também representam as próprias estruturas de pensamentos, princípios e crenças.

A falta de flexibilidade consigo mesmo ou com os demais, afetam as articulações. Quando exigimos ser perfeitos, muito eficientes, ao não chegarmos ao objetivo planejado, nos desvalorizamos. Diante desta impotência, desvalorização, autoestima são sentimento, emoções e percepções que influenciam ao desequilíbrio do nosso sistema ósseo e locomotor (músculos).
O importante é fazermos as perguntas certas e realizar uma introspecção sobre o verdadeiro sentimento, trazer a consciência, isto será o primeiro passo. O que na maioria das vezes escondemos como forma de proteção no inconsciente. A emoção primária para entendermos, “o que o meu corpo está querendo informar?”, a causa, a partir disto procurar soluções, caminhos para fortalecer o organismo, ativar os próprios recursos orgânicos, a nível consciente, e equilíbrio.

As articulações representam a ação e a flexibilidade.

12026610_10207709238041233_42324464_nUma dor em uma articulação tem haver com a ação que está realizando. Por exemplo, as ações executadas com as mãos ou braços graças ao nosso ombros, cotovelos, punho e dedos, estão relacionados, na maioria das vezes, com o nosso trabalho e com tudo que realizamos manualmente, enquanto que se executarmos com o quadril, joelhos, tornozelos e dedos do pé tem que ver com o que fazemos para avançar na vida.

Se somos inflexíveis consigo mesmo e com os demais, o não valorizamos o que fazemos, poderá afetar especialmente os dedos ou punho. Se apresenta um sentimento de medo de avançar, não somos o bastante flexíveis para mudar de orientação, ou não valorizamos a direção tomada, sentiremos dor nas pernas e suas articulações correspondentes.

Se caso você passar por dores nas articulações , ossos, e muscúlos pergunta –se:
– Me oponho a alguém que para mim representa a autoridade e quer impor seus pontos ou sua maneira de fazer?
– Me falta apoio afetivo ou material?
– Tenho tendência a pensar ou a dizer que não tenho valor, que nunca chegarei a nada, ou não compreendo nada?
– Me sinto desvalorizado em algo que teria muita importância para minha vida ?

ROGERIAPraticando este primeiro passo das perguntas fará com que você reconheça a emoção que desencadeia em demasiada escala uma perda de energia vital de seu organismo e os processos de memórias celulares conflitivas. Sua longevidade, felicidade, saúde e bem-estar dependem da Sabedoria das células.

Lembre-se:
As células compartilham e cooperam entre si
As células curam a si mesmas.
A energia vital depende demanda nutrição constante.
O equilíbrio entre os mundos interior e exterior.
Curar-se a si mesmo é superar a dor, decodificá-la, entender sua simbologia e encontrar uma maneira de se tornar completo novamente.
É a força de ser capaz de avaliar o que está errado.
O indagar e avaliar o que está passando de errado.
O algo que eu possa fazer por mim?
Essa dor pode estar me dizendo alguma coisa. Mas o quê?
E a compreensão do processo da enfermidade e dores.
Sentir–se incrivelmente aliviado.
Confiar em sua capacidade de se curar.
Utilizar ao seu favor o poder de transformação da sua mente, corpo através do conhecimento.
Seja o seu próprio caminho transformador!!!

Tenham uma excelente semana!!


5Rogéria Botelho Quirino
Crefito: 24553-F
Fisioterapeuta
Educadora Física
Microfisioterapeuta
Osteopata
www.rogeriabotelho.com.br
rogeria.bq@gmail.com