Fausto Crispim: Teatro & Artes – 26.03.16

TEATRO: GRANDE POLÊMICA
VEM À TONA EM PLENO PALCO

18320681O musical do ator e diretor Cláudio Botelho, baseado nas canções de Chico Buarque, em cartaz na cidade de Belo Horizonte/Minas Gerais, teve a sessão interrompida por manifestantes a favor do Governo Dilma, após o ator soltar um “caco” – texto não incluso na peça original – criticando com veemência a Presidente e também o ex-Presidente Lula.

Botelho fez uma crítica direta aos dois protagonistas da atual crise política no País e caiu em desgraça, pois além de ter a apresentação interrompida na metade, sofreu imediata retaliação do próprio Chico Buarque, que segundo sua assessoria, reagiu com grande desagrado e resolveu cancelar os direitos autorais para as apresentações do lindo musical, que tive a oportunidade de assistir na curta temporada aqui em São Paulo, no Teatro Cetip, e gostei bastante. Além disto, Botelho ainda enfrentou acusações racistas na internet, e até cancelou seu perfil no facebook, após o vazamento de um áudio gravado no camarim em que discute com a atriz Soraya Ravenle, com quem divide o palco. O espetáculo do domingo também foi cancelado.

ProgramaPraMauricioCNa terça-feira dia 22 de março, Cláudio Botelho reativou seu facebook e postou uma nota se desculpando: “Errei. Erro muito. Sou humano, mas isso não me desculpa. Aos 51 anos, sendo também autor e sendo um homem de história longa no teatro, eu tinha por obrigação preservar o autor e sua obra, não permitir que nada partindo de mim resvalasse nele, seja da forma que fosse. Dirigi e produzi “Ópera do Malandro”, “Suburbano Coração”, “Os Saltimbancos Trapalhões”, “Na Bagunça do Teu Coração” e idealizei “Todos os Musicais do Chico em 90 Minutos” como uma maneira de reverenciar o artista, o compositor, o autor. Mas falhei com minha responsabilidade, com Chico, falhei com o teatro e com a música”. Segundo sua assessoria, as desculpas foram aceitas pelo cantor/compositor Chico Buarque. Agora, após toda a polêmica, “Todos os Musicais do Chico em 90 Minutos” prossegue em tournê pelo Brasil.

Agora vamos a duas dicas  de teatro para esta semana, que estão em cartaz em São Paulo:


12921848_10204228816440765_199593860_o* Chapéuzinho Vermelho e o Lobo Mau
– Em cartaz no Teatro Bibi Ferreira, aos domingos as 17:30h. Era uma vez uma linda menina que se chamava Chapeuzinho Vermelho. Certo dia, a mãe pediu para a menina levar docinhos para a vovó, como já era de costume. No caminho ela encontrou um lobo, que deveria ser mau, mas era bom.

Às vezes ele ficava bravo sim, mas era com esses homens que não paravam de sujar a floresta, principalmente com o caçador porcalhão que vivia caçando os animaizinhos e jogando lixo no chão. Tudo isso era muito triste. Mas chapeuzinho e o lobo tiveram uma ideia, e com a ajuda da Vovó, o lobo pode vestir-se de vovozinha, enganar o caçador e ensinar a ele que não se deve jogar lixo na floresta e acabar com os animais. Nessa história o nosso Lobo Mal é um lobo Guará, que está em extinção… E assim todos viveram felizes para sempre.
Direção: Sebastião Apollonio
Coreografia: Roberto Azevedo
Elenco: Giuliana Della Paolera, Felipe Pagé, Cris Mazuca  e Fausto Crispim

Françoise Fourton e Luciano Szafir* Estúpido Cupido – Delicioso musical com Françoise Fourton e Luciano Zafir em cartaz no Teatro Gazeta aos sábados as 20h e domingos as 18h. Na comédia musical, Tetê (Françoise Forton), vencedora de um concurso de beleza, hoje atriz famosa e apresentadora do programa “Sossega” é convencida por sua melhor amiga desde os tempos de escola, Ana Maria (Clarisse Derzié Luz), através do Facebook, a ir num reencontro da turma de colégio, uma festa com músicas e figurinos dos anos 60 e 70.

No convite está bem claro: trilha sonora, drinques, traje, tudo vai levar as personagens de volta à era da inocência.“A peça é uma alegria, uma peça que faz uma festa. Tem sido uma felicidade constante, a beleza de ver o público se entregar e dançar até no final do nosso musical ”, finaliza o diretor Gilberto Gawronsky.


Fausto Crispim - Colunista Revista PaulistaFausto Crispim
Ator há três décadas
Comediante
Diretor/produtor teatral
Colunista da Revista Paulista

www.revistapaulista.com.br
faustocrispim.blogspot.com.br
faustooc@hotmail.com