Rogéria Botelho: Saúde & Bem-Estar – 28.03.16

A AROMATERAPIA

3O Olfato  desperta sua conexão com a Saúde – Bem – Estar. Os sentidos que temos provêm de informações do mundo que nos rodeia, são uma fonte de prazer. Neste mundo moderno, vida agitada , stress ,muitas vezes não nos damos conta, que  o  sentido do olfato é extremamente poderoso.

Às vezes nos deparamos  com cheiros que provocam uma sensação de  recordar  situações de vida, lembranças da infância, momentos felizes, prazeres etc. Isto mesmo , vem um turbilhão de sensações . Esta conexão está diretamente  ligado ao sistema límbico, é  a parte do cérebro humano que controla as emoções e também possui importantes funções relacionadas com a memória. Percebemos um cheiro quando as  moléculas aromáticas penetram na cavidade nasal estimulam os terminais nervosos encarregados de detectar cheiros.  Estes terminais convertem o influxo de moléculas aromáticas em impulsos nervosos e os enviam ao sistema límbico e onde, dependendo de que tipo de aroma se trate, provocam diversos tipos de reações emotivas e estimulam recordações.

4O sistema límbico e sua relação com o sentido do olfato. Estudos recentes confirmam que os cheiros que percebemos tem um impacto significativo sobre nosso estado de saúde e bem-estar.

Aromoterapia é mais antiga
do que você pensa!
As propriedades terapêuticas dos azeites essenciais se conhece desde a antiguidade. O sistema da medicina da Índia conhecido como ayurveda utilizaram deste muito tempo uma grande variedade de azeites essenciais, os egípcios utilizavam azeites aromáticos como medicina para massagem e banhos. Os gregos e romanos também empregavam azeites aromáticos para curar as feridas, lubrificar a pele, repelir insetos, purificar o ar e embalsamar cadáveres.

Na época das cruzadas este processo foi levado a Europa pelos cruzados, desde então começou a fazer parte da cultura ocidental. A partir do final do século XVIII começa o desenvolvimento de medicamentos sintéticos com o uso de azeites essenciais.

2Em 1928 o químico René Maurice Gatefossé publicou o livro Aromatherapie. Despertando o interesse entre os científicos e os médicos. Durante a segunda guerra mundial o médico francês Jean Valnet, utilizou com êxito vários azeites para tratar as feridas sofridas dos soldados em campo de batalha, após o termino da guerra seguiu desenvolvendo seu tratamentos aromaterapia com problemas emocionais.

Use e  abuse do seu olfato!!!!
A informação recebida pelo cheiro, para as regiões do cérebro diretamente responsáveis ​​pelo processamento da emoção, motivação, medo, memória, prazer. Segundo o pesquisador do CSIC, Antonio Rosas, “funções olfativas mais elevados são aqueles que combinam cheiro e processos cognitivos como percepção, motivação, intuição, julgamento e decisão.”

Memória Emocional !!!
Você  está caminhando por uma rua  perto de uma padaria e lá vem  o cheiro maravilhoso de pão fresco !!!!! Hummmm…. Sua memória imediatamente se conecta com a emoção de LEMBREI – DE  … quando passava as férias na casa de  avó , a tarde um delicioso pão caseiro cozido, que estava desfrutando de uma xícara de chocolate quente!
Ou um perfume marcante onde uma pessoa usava em uma ocasião, de um momento de prazer e felicidade ficou em sua memória. E quando volta a sentir este mesmo cheiro se recorda exatamente com detalhes o lugar, a época e as sensações deste evento que marcou sua vida positivamente.

Um minuto, pare!

Você se recorda de uma memória olfativa de prazer e Bem -Estar?

5Feche os olhos e pense… Seu cheiro reagiu ao seu sistema límbico e está no poder de sua memória e suas emoções, trazendo memórias do passado ou um presente recente! Bravo!!! Devemos tirar proveito dessa união.
Aprenda a apreciar Aromaterapia – É um ramo da medicina alternativa que utiliza óleos essenciais do mundo das plantas como método terapêutico para melhorar  saúde física e  mental  que ajuda a equilibrar as nossas emoções.

Mas … o que são óleos essenciais?

São substâncias  extraída das folhas, caules, raízes, cascas, ervas, frutas … e ajudar a reequilibrar o nosso corpo e melhorar o nosso humor.
Exemplos:
– O óleo de bergamota, alivia a depressão. É muito útil em tempos de sofrimento, melancolia, tristeza.
– Melissa ou planta erva-cidreira é muito útil na cura do sistema nervoso, ele pode ser usado em ervas (infusão ou chá) ou de petróleo (com gotas de respirar ou relaxante banho com água quente).
– Óleo de lavanda, amplamente utilizado em cosméticos, medicamentos, produtos de banho por dia, produtos para o lar e acessórios, tais como sacos de aromatizantes. Use beneficia-nos para relaxar e dormir também ajuda a remover a dor de cabeça.

6Para o amor e prazer, encontramos uma variedade de aromas :
– Aromas de madeira, raízes e flores, tais como: patchouli, jasmim, rosa, baunilha. Estes você pode encontrá-los em óleos, essências, aroma velas, incenso, sabonetes, cremes ou loções para o corpo todo.

Os efeitos terapêuticos destes componentes orgânicos são obtidos através do sentido do cheiro, por inalação ou por aplicação direta dos óleos na pele.

Dica: Você pode fazer suas próprias loções com alguns destes aromas: compre um creme ou loção sem cheiro adicione cerca de 10 gotas de óleo de aroma de  sua preferência , una tudo muito bem e pronto para uso.
E  claro , não podia faltar os perfumes….

Diferentes fragrâncias que marcam ocasiões de nossa vida!!!
Inverno: O frio faz com que a fragrância, deve ser mais forte, inverno dá espaço para aromas de baunilha ou canela doces,  madeira intensos e muito marcantes.
Outono / Primavera : São geralmente mais fresco e natural, eles devem ser fragrâncias que enchem a atmosfera com florais energia e notas cítricas, como coco, morango e frutas vermelhas ou lavanda e jasmim.
 Verão: aromas suaves, isso implica uma ampla gama de fragrâncias como flor de laranjeira, o oceano ou sabores de frutas como melão ou manga.

A partir de agora potencialize seu olfato!! Inale e Exale  Vida e Amorosidade….
Tomar consciência dos prazer dos nossos sentidos  e nosso cérebro, fortalecer nosso mundo interior com percepções olfativas positivas. Tenham uma  excelente semana repleta de fragrâncias de prazeres e Felicidade!


5Rogéria Botelho Quirino – Crefito: 24553-F
Fisioterapeuta e Educadora Física
Microfisioterapeuta
Osteopata

www.revistapaulista.com.br
www.rogeriabotelho.com.br
rogeria.bq@gmail.com