Mitos e verdades sobre os treinos em jejum

Entre mitos e verdades dos treinos em jejum, o que não faltam são adeptos a irem pra academia sem comer nada na esperança de emagrecer mais rápido. Célio Augusto Rodrigues, profissional de educação física da Rede Just Fit Academias, esclarece o que pode o que está proibido fazer para perder peso e manter a saúde.

belly-2354_1920 Treinar em jejum ajuda a elevar a queima de gordura e realmente emagrece?

Ainda é muito controverso, alguns estudos apontam benefícios e outros malefícios. Segundo alguns trabalhos científicos, o mecanismo pelo qual esse tipo de treinamento tem sido utilizado seria que a não oferta de energia ao organismo favoreceria a quebra de gordura do tecido adiposo para oferta de energia durante a atividade. Porém outros autores demonstram que o jejum libera hormônios que diminuem a capacidade de quebra de gordura do organismo. Além disso, eleva o hormônio cortisol, que é responsável pelo catabolismo (ocorrendo quebra de massa muscular).

Ao treinar de estômago vazio é possível queimar mais músculos do que gordura estocada?

Sim, durante a atividade física nosso corpo precisa de nutrientes para contração muscular. Quando não nos alimentamos corretamente, ocorre a quebra do tecido muscular e adiposo (gordura) para “transformá-los” em energia, porém o organismo é mais eficiente em retirar essa energia do músculo, o que acarreta também em perda de massa muscular. Sabe-se ainda que quanto menos massa muscular, mais lento torna-se o metabolismo.

Fazer exercícios sem se alimentar pode levar a pessoa a sentir mais fome depois?

Sim, pois durante o jejum ocorre aumento do hormônio chamado cortisol que afeta os neurotransmissores cerebrais aumentando a sensação de fome. Além disso, o rendimento da pessoa diminui principalmente em exercícios mais intensos, pode haver tonturas, desmaios, queda da pressão, visão turva e hipoglicemia.

run-750466_1920Comer antes do exercício traz muito mais vantagens do que não comer?

Sim, um indivíduo bem alimentado desempenha melhor suas funções durante o treino, e um treino bem desenvolvido traz melhores resultados.

Então quais são os alimentos ideais para comer antes do treino? Quanto tempo antes a pessoa deve se alimentar?

O carboidrato é o principal alimento responsável pelo fornecimento de energia durante o treino, porém o tempo de refeição pré treino influencia no tipo de carboidrato a ser consumido. Por exemplo, 1 hora a 1 hora e 30 minutos antes do treino, devemos optar por carboidratos de baixo índice glicêmico, como: batata doce, pão integral, fruta com aveia, mandioca. Em casos que o indivíduo come e em menos de 30 minutos já está realizando o exercício seria interessante optar por carboidratos que fornecem energia imediata, como: suco de frutas naturais, pão branco, fruta com mel e tapioca. No entanto, procure sempre um nutricionista para adequar os nutrientes de acordo com suas necessidades e objetivos.


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