“Sonhando com o Paraná” é sucesso em Curitiba

Com enorme sucesso e muita repercussão no vibrante mundo das artes plásticas, realizou-se de 16 a 22 de maio, a concorrida 14ª Semana Nacional de Museus que este ano teve por tema “Museus e Paisagens Culturais”, numa temporada cultural promovida pelo Ibram, em prosseguimento a comemoração ao Dia Internacional de Museus, ocorrido em 18 de maio.

PR 1

E para comemorar a data, em 17 de maio, na cidade de Curitiba, inaugurou-se no Auditório Loureiro Fernandes, localizado nas dependências do Museu Paranaense, a exposição “Sonhando com o Paraná”, com curadoria de Carlos Zemek. Tal mostra coletiva faz parte da agenda do Museu, reunindo pintura, poesia e arte digital, permanecendo até 17 de julho de 2016.

A exposição tem como objetivo mostrar e incentivar diferentes leituras sobre as cidades do Paraná. As pinturas são de artistas plásticos, cujos trabalhos têm estilos próprios e mostram seus olhares peculiares sobre algumas cidades paranaenses. Num total de 18 telas que foram coletadas de 13 artistas: Carlos Zemek, Dirce Polli, Di Magalhães, Eloir Jr., Isabel Sprenger Ribas, Ivani Silva, Liana Maria, Maria Antonieta Gonzaga Teixeira, Naotake Fukushima, Osmar Carboni, Roberto Bona, Rogério Bittencourt e Van Zimerman, que retrataram as paisagens, a arquitetura, os costumes, as personalidades do mundo cultural, literário e artístico do Paraná.

PR 3Eloir Jr. foi o artista plástico convidado pela curadoria e participou com duas obras, “Matryoszka Maria do Ingá” e “Eslavos no Museu Paranaense”. A primeira retrata a catedral Nossa Senhora da Glória com seus belos vitrais e a lenda da cabocla “Maria do Ingá” da cidade Canção, Maringá, sendo que a segunda obra, retrata uma parte da fachada do Museu Paranaense com vitral em Matryoszkas e calçada petit pavê com araucária.

A mostra foi recepcionada por João Luiz Fiani, Secretário da Cultura do Estado, Renato Augusto Carneiro Junior, Diretor do Museu Paranaense, Osmar Carboni, Presidente da Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná, Carlos Zemek, curador da mostra, colaboradores, convidados e demais artistas.

PR 2Em outra parte da exposição, a mistura de poesia e arte digital possibilita aos visitantes realizar uma leitura dupla – de texto e imagem. Cada poeta convidado para a mostra escolheu uma cidade do Estado para homenagear em versos. Os poemas foram ilustrados com arte digital por Carlos Zemek e emoldurados especialmente para a exposição.

Destaque para as cidades homenageadas na referida mostra cultural: Caiobá, Cascavel, Castro, Cianorte, Curitiba, Foz de Iguaçu, Guarapuava, Lapa, Londrina, Mandirituba, Maringá, Morretes, Paranaguá, São José dos Pinhais, Toledo, União da Vitória, Ponta Grossa e Querência do Norte.

SERVIÇO
Exposição “Sonhando com o Paraná”
Até 17 de julho de 2016
Museu Paranaense – Aud. Loureiro Fernandes
Rua Kellers, 289 – Curitiba/Paraná – 41.330413300
www.museuparanaense.pr.gov.br

ENTRADA FRANCA

Deixe uma resposta