Uvas e Vinhos entre os “The Best in the World”

Uvas 2Lançado em 2015 pela Editora Unesp, em coedição com a Editora Senac São Paulo, Uvas e vinhos: química, bioquímica e microbiologia, organizado por Roberto da Silva, Ellen Silva Lago-Vanzela e Milla Alves Baffi, ganhou em janeiro deste ano o prêmio Gourmand World Cookbook Awards 2016 na categoria Best Wine Professionals Book (melhor livro profissional sobre vinhos) e, com isso, passou a concorrer ao “The Best in the World” com ganhadores da mesma categoria de todo o mundo.

Os resultados foram anunciados em 28 de maio em cerimônia que aconteceu na cidade chinesa de Yantai, considerada a capital do vinho.

 Apenas os três vencedores em cada categoria têm o direito de usar o selo “The best in the World” e o livro Uvas e vinhos é um três que conquistou a dignidade: foi o segundo colocado na categoria.

Mais de metade da crescente produção mundial de uvas, que é liderada pela China e hoje supera as 69 milhões de toneladas anuais, transforma-se em vinho. Mas só obtêm bebidas de boa qualidade os produtores que dominam os cada vez mais sofisticados processos de melhoramento e deterioração de uvas e vinhos. São estas questões que constituem o tema de Uvas e vinhos, um livro produzido por professores e pesquisadores brasileiros, espanhóis e portugueses de diferentes áreas do conhecimento, mas com o interesse comum pela vitivinicultura (produção da uva destinada á preparação de vinhos).  Por sua interdisciplinaridade, a obra aborda diferentes experiências e conhecimentos dos aspectos relacionados a essa ciência, começando pela uva, passando por seu processamento até chegar ao engarrafamento do vinho.

wineglass-553467_1920A uva, por ser rica em compostos fenólicos, tem se destacado como importante fonte de compostos biologicamente ativos que contribuem para a saúde humana.

Entretanto, como uma fruta não climatérica, que deve ser colhida madura, ela apresenta alta perecibilidade e pode sofrer modificações sensoriais e nutricionais. Essas alterações são decorrentes de diferentes reações químicas e enzimáticas que afetam a qualidade da fruta e, consequentemente, de seus derivados, como sucos e vinhos. Nesse contexto, a obra apresenta uma discussão sobre a química, a bioquímica e a microbiologia aplicadas a uvas, sua transformação em vinhos e a qualidade final da bebida obtida.

TítuloUvas e vinhos: química, bioquímica e microbiologia
Edição: Editora Unesp e Editora Senac São Paulo
Organizadores: Roberto da Silva, Ellen Silva Lago-Vanzela e Milla Alves Baffi

Deixe uma resposta