Eloir Jr: Arte & Cultura Paranaense – 31.08.16

BISA BASÍLIO CAFÉ INAUGURA EXPOSIÇÃO “BABUSZKIANDO” DE ELOIR JR.

BABUSZKIANDO-BISA BASILIO 2016O elegante Bisa Basílio Café no Água Verde em Curitiba-PR, inaugura nesta quinta-feira, dia 01/09 a Exposição individual “BABUSZKIANDO” do artista plástico e curador Eloir Jr. Com curadoria de Carla Schwab e do próprio artista, as paredes do aconchegante casarão de vivências eslavas reúne 10 trabalhos da atemporal série “Babuszkas Pop” do artista.

“Babuszkiando” é uma coletânea lúdica com influência eslava, onde o artista expressa seu icônico e preferido tema pictórico numa homenagem as grandes mulheres do mundo, sendo pinturas, artistas, atrizes, lendas e demais personalidades femininas elaboradas em cenários paranistas na forma de Matryoszkas e Babuszkas.  Os bidimensionais de Eloir exteriorizam a riqueza cultural das milenares Ucrânia e Polônia, e suas personagens incorporam esta figuração geométrica em harmonia com gralhas azuis e pinhões, remetendo a gênese da colonização paranaense.

MATRYOSZKA EMILIE FLÖGE-ELOIR JR.   MATRYOSZKA A ESPERA-ELOIR JR.

Sobre o artista Eloir Jr. – Nascido em Curitiba, Paraná, é Artista Plástico pós-graduado pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e graduado pela Universidade Tuiuti do Paraná. Colunista cultural do Sztuka Kuritiba, Arte&Cultura Paranaense da Revista Paulista e Coluna Arte da Revista Virtual Cultural Carlos Zemek. Há sete anos é Diretor-curador dos Grupos de Arte Contemporânea ART.CON e ÓIA NÓIS e ex-integrante do Grupo Folclórico Português Alma Lusa e Grupo Folclórico Polonês do Paraná Wisla, entre as décadas de 1984 e 2004.

ARTISTA ELOIR JR - Foto Lex kozlikExpõe profissionalmente seus trabalhos artísticos em mostras individuais, coletivas e salões de arte desde 1997, obtendo 12 premiações durante este período e suas obras estão em coleções de acervos nacionais, internacionais, livros de arte e cultura e nas edições da Casa Cor Paraná. Em 2010 representou com suas pinturas o Estado do Paraná na cidade francesa de Vaire-Sur-Marne, e em 2013 participou de exposição no Carrousel Du Louvre em Paris-France.

Há 20 anos é estudioso das etnias européias que imigraram e colonizaram a terra Paranaense, região sul do Brasil, com enfoque principal na cultura eslava da Polônia e Ucrânia, onde não só expressa a pintura sobre tela, como também o artesanato cultural destes países. Seu trabalho é alegre, colorido e resgata as memórias culturais trazidas pelos diversos povos. Inspirando-se nos folclores polonês, ucraniano, português, italiano entre outros, o artista consegue demonstrar a convivência harmoniosa das etnias que fazem parte de sua terra natal, a terra de todas as gentes.

Em seu percurso artístico se identificou com a linguagem Naïf, que traduz a pura expressão ingênua da cultura, hábitos e costumes em harmonia com ícones paranistas, como gralha azul, araucárias e pinhões.


BISA BASÍLIO CAFÉSERVIÇO
Exposição “BABUSZKIANDO” de Eloir Jr.
Bisa Basílio Café – De 01 a 30/09
ENTRADA FRANCA

Horário: 2ª a sábado das 10h às 20h
Rua Coronel Dulcídio, 1822 – Água Verde
Curitiba – Paraná – Fone:  41.3528-6220


eloir jrEloir Jr. 
Artista Plástico e Curador
Estudioso das Culturas Étnicas Européias no Paraná

Colunista da Revista Paulista – www.revistapaulista.com.br 
Colunista do Sztuka Kuritiba
www.eloirjr.blogspot.com
eloirjrart@gmail.com


Deixe uma resposta