UESP: Curso gratuito de avaliadores do Carnaval

A União das Escolas de Samba Paulistanas (UESP), por meio da Escola de Formação de Avaliadores (EFA), está com inscrições abertas para o curso gratuito para Formação de Avaliadores de Desfiles de Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos.

Kaxitu Ricardo Campos, Presidente da UESP

 A formação acontece entre os dias 1º de outubro e 11 de dezembro de 2016, e é composta por aulas teóricas e práticas, divididas em três módulos com aulas sobre Música (Bateria/Harmonia/Samba Enredo), Dança (Comissão de Frente/Mestre-Sala e Porta-Bandeira/Evolução) e Visual (Enredo/Alegoria/Fantasia), além de abordar conteúdo específico sobre a história do Carnaval, técnica de redação, sistema de concessão de notas, normas e deveres dos avaliadores.

Podem participar pessoas com atuação em diversas áreas: Artes Plásticas, Música, Comunicação, Letras, entre outras. Para se inscrever, o candidato deve ter mais de 18 anos de idade e encaminhar até o dia 30 de setembro e-mail para avaliadoresuesp@hotmail.com com ficha de inscrição, contendo dados pessoais (nome, endereço, telefone, profissão, entre outras) e um breve texto  com informações sobre a experiência no carnaval.  

 As aulas serão ministradas na sede da UESP (Rua Rui Barbosa, 588 – Bela Vista), aos sábados e domingos, das 9 às 18 horas, dependendo do módulo escolhido. A carga horária é de 30 horas e o cronograma do curso será entregue no primeiro dia de aula, cuja participação é obrigatória. Neste dia, o aluno deverá entregar a ficha de inscrição assinada, cópias dos documentos pessoais (RG, CPF e comprovante de endereço) e do currículo relatando sua experiência no carnaval.

“Os participantes que concluírem satisfatoriamente o curso receberão um certificado de conclusão emitido pela UESP. Cabe ressaltar que isso não implica em nenhuma obrigatoriedade em contratação como avaliador para o Carnaval 2017”, explica Alexandre Marcelino (foto), coordenado do Curso de Formação de Avaliadores de Desfiles de Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos da UESP.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 2351-2920 ou 98115-8034.

Sobre a EFA – A Escola de Formação de Avaliadores foi criada pela UESP com o objetivo de formar profissionais na área carnavalesca. É pioneira na realização de cursos de formação e de reciclagem de avaliadores. Anualmente, são formados cerca de 100 avaliadores.

uesp-3Sobre a UESP – Fundada em 10 de setembro de 1973, com o objetivo de unir as escolas de samba e blocos carnavalescos da cidade de São Paulo e representá-los junto ao poder público, a UESP é responsável pelos desfiles oficiais das agremiações no sambódromo do Anhembi e em diversos bairros paulistanos; desfiles dos Grupos 1, 2, 3 e 4, além dos blocos especiais. Atualmente, congrega 63 agremiações carnavalescas. A UESP, presidida por Kaxitu Ricardo Campos, integra o Conselho Municipal de Cultura e é filiada à Confederação Brasileira de Escolas de Samba.

por Rosana Pinto

Deixe uma resposta