Biblioteca de São Paulo (BSP) na Virada Cultural

Centro multicultural da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, a Biblioteca de São Paulo (BSP) participa da grade de atrações da Virada Cultural, evento que acontece na capital paulista entre os dias 20 e 21 de maio.

Na BSP, um dos destaques é o Segundas Intenções, que promove um bate-papo literário com a escritora Beatriz Bracher. Ela foi vencedora da categoria principal do Prêmio São Paulo de 2016 com o romance Anatomia do Paraíso. O encontro acontece no sábado, às 11 horas e conta com mediação do jornalista Manuel da Costa Pinto. Na conversa, a autora vai falar de sua trajetória literária e de suas referências como leitora.

Outra atração que acontece na zona norte é Domingo no Parque, que consiste em levar um pedaço da biblioteca para os frequentadores do Parque da Juventude. No dia, vão ser realizada atividades do Lê no Ninho e todos estão convidados a escutar as maravilhosas fábulas da Cia. Duo Encantado. O programa acontece das 11h30 às 16 horas. Se chover, a atividade é transferida para dentro do espaço.

Biblioteca de São Paulo (BSP)

Dia 20, sábado – 11h às 13h – Segundas Intenções. Programa permanente.
Bate-papo com Beatriz Bracher. Mediação: Manuel da Costa Pinto.
Local: auditório. Inscrições por e-mail (agenda@bsp.org.br) ou no balcão de atendimento da biblioteca (de terça a sexta-feira, das 9h30 às 17h30), até o dia 19 de maio.
Declaração de atividades complementares para estudantes universitários.

11h às 11h45 – Lê no ninho. Programa permanente. Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim, emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa. Com equipe BSP. Local: piso térreo.

11h às 13h – Jogos para todos! Programa permanente. Oficina de xadrez: Os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados.
Com Carlos Oliveira. Local: piso térreo.

14h30 às 17h30 – Curso de contação de histórias A ideia é trabalhar a potencialidade das narrativas de literatura oral como uma ferramenta de aproximação, comunicação e expressão.  O conteúdo programático abordará os vários tipos de histórias – como lendas, mitos, fábulas, história de origem, contos de fadas, entre outros -, a relação com a música, técnicas como interpretação, oralidade e improvisação, e o papel do contador de história ao longo da história universal.  Indicado para pessoas a partir de 16 anos, que estejam cursando o ensino médio.
Sábados, 6 de maio a 24 de junho, das 14h30 às 17h30. Carga horária: 24 horas
Local: auditório. Realização: Associação Arte Despertar em parceria com a Biblioteca Parque Villa-Lobos.

15h às 15h45 – Lê no ninho. Programa permanente. Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim, emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa. Com equipe BSP. Local: piso térreo.

16h – Hora do conto. Programa permanente. Onde está o meu pai?, de Andi Rubinstein e Madalena Monteiro. Com Kelly Orasi. Local: piso térreo.

Dia 21, domingo.
11h30 às 16h – Domingo no Parque. Programa permanente.
11h30 às 12h15 – Lê no ninho, com equipe BSP.
12h15 às 16h – Espaço de leitura para toda família com sessões de contação de histórias com a Cia. Duo Encantado. Em caso de chuva, a atividade será realizada dentro da Biblioteca.
Local: Parque da Juventude.

14h30 às 16h30 – Sarau na BSP. Programa permanente. Literatura, canto e poesia. Com o Grupo de Poetas Cantores e Declamadores Independentes de São Paulo.
Coordenação de Terezinha Rocha. Local: auditório.

16h – Hora do conto. Programa permanente. O circo do Jiló, de Lia Neiva.
Com Willian Germano. Local: piso térreo.

Serviço:
Biblioteca de São Paulo – Parque da Juventude

Av. Cruzeiro do Sul, 2.630 – Fone: 2089.0800
Estação Carandiru do Metrô 
Aberta de 3a. a domingo e feriados, das 9:30 às 18:30 horas.

Por Mara Porto

Deixe uma resposta