Francal 2017: A moda em calçados e acessórios no expo Center Norte

Plataforma oficial de lançamentos das coleções de verão para a indústria e o varejo de calçados, bolsas e acessórios de moda, a FRANCAL – Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios representa o início da temporada de negócios mais rentável do ano para o setor, a primavera-verão, estação que representa quase 70% das vendas anuais.


A Feira do Verão Brasileiro realiza sua 49ª edição de 2 a 5 de julho, no Expo Center Norte, e reúne as principais marcas do País e dezenas de novas marcas que estão despontando neste mercado. Dando continuidade à experiência que mistura negócios e relacionamento com conteúdo amplo e diversificado, esta edição chega ainda mais inovadora, com espaços de exposição exclusivos, eventos com influenciadores, desfiles e muito mais.

Na Francal, são lançadas as coleções de verão que estarão nas vitrines de todo o Brasil aquecendo os negócios do varejo por um período que dura até nove meses. A expectativa é que a feira confirme a retomada dos negócios registrada no mercado doméstico no início do ano, já que comercializa as coleções de primavera-verão, que representam quase 70% do total de vendas do setor. Segundo a Abicalçados (citando dados do IBGE), as vendas internas de calçados e vestuário aumentaram 4,7% em relação ao mesmo período do ano passado.

Mais uma vez, a Francal promove Caravanas de Lojistas, subsidiadas pela feira e organizadas em parceria com associações comerciais e câmaras de dirigentes lojistas. O transporte, gratuito, é feito por ônibus fretados, com saída e chegada à cidade de origem no mesmo dia. Estão confirmadas Caravanas de mais de 17 cidades de São Paulo e Minas Gerais, que totalizam 600 lojistas.

Mercado externo
As exportações têm peso significativo para escoamento da produção nacional de calçados. Nos últimos anos, o coeficiente de exportação do setor – ou seja, a parcela produzida que foi exportada – ficou em 13%. A Francal colabora de forma efetiva para incrementar as vendas externas da indústria calçadista brasileira. A relevância da feira no cenário internacional e a conhecida qualidade do calçado nacional atraem compradores dos cinco continentes, que encontram na Francal o ambiente de negócios ideal para atender seus países de origem.

A expectativa é que a feira receba entre 1.500 e 2.000 importadores. A Francal está trazendo 58 importadores convidados de 20 países, com ênfase nos países árabes e da América Latina: Arábia Saudita, Argentina, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Estados Unidos, Kuwait, Líbia, Paquistão, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana, Rússia, Omã e Emirados Árabes.

De acordo com a Abicalçados, em maio as exportações de calçados surpreenderam positivamente: mais de 9,5 milhões de pares e US$ 103 milhões em faturamento, números superiores tanto em volume (13,6%) quanto em receita (44%) na relação com igual mês do ano passado. No acumulado de janeiro a maio, o setor exportou 49 milhões de pares e gerou US$ 441,4 milhões em faturamento, números superiores em 1,1% e 20%, respectivamente, na comparação com mesmo período de 2016.

Novidades, conteúdo e informação
Para dar as boas-vindas ao mercado, a Francal 2017 oferece um formato inovador e promove no dia 2 de julho, ao meio-dia, um painel com o tema O Brasil que vai dar certo: cenários, oportunidades e inovações na indústria e varejo da moda em calçados e acessórios, com moderação da jornalista Carla Vilhena e representantes dos diferentes elos da cadeia da moda em calçados e acessórios.

No dia 3 de julho, às 11h30, o Desfile de Abertura e Painel Vogue apresentam os produtos icônicos das marcas expositoras, com curadoria da equipe de estilo da revista Vogue. Outros desfiles acontecem no dia 3, às 15h; dia 4, às 11h30 e 15h, e o Desfile de Encerramento no dia 5, às 13h. Os visitantes da Francal 2017 serão recebidos no hall de credenciamento pela exposição Do papel ao sapato, assinada pelo artista, arquiteto e designer industrial chileno Enrique Rodríguez, em parceria com a empresa italiana de papéis artísticos FAVINI.

A oferta de conteúdo especializado continua no Fórum Francal, com a palestra do designer e consultor de moda Walter Rodrigues. Na apresentação “Conexão Varejo + Verão 2018”, o especialista confirma as propostas para a temporada primavera-verão 2018 em termos de conceitos, materiais e cores de calçados e acessórios e oferece um verdadeiro “guia” para auxiliar os visitantes lojistas na decisão de compra dentro da feira.

Em dois palcos distribuídos no pavilhão, batizados de Girassol e Tulipa, as palestras rápidas (em torno de 20 minutos) do Francal Talks tratam dos assuntos que mais interessam ao varejo e profissionais de moda.


FRANCAL 2017 – 49ª Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios
De 2 a 5 de julho, das 10h às 20h (dia 5, das 10h às 17h)
Local: Expo Center Norte, São Paulo
Promoção/Organização: Francal Feiras
Apoio Institucional: ABICALÇADOS – Associação Brasileira das Indústrias de Calçados, ABLAC – Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados, ABIACAV – Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Artefatos de Viagem e SINDIFRANCA – Sindicato da Indústria de Calçados de Franca

Informações: (11) 2226-3100 / www.francal.com.br
Instagram: @francal / Twitter: @feirafrancal / Facebook: feirafrancal / Google+: Feira Francal
ENTRADA GRATUITA E RESTRITA AOS PROFISSIONAIS DO SETOR.
PROIBIDA A ENTRADA DE MENORES DE 14 ANOS, MESMO ACOMPANHADOS.

Deixe uma resposta