“Flores em Versos Canções Floridas” até 31.05 na linha lilás de metrô

Cultura

Para demonstrar que as flores e plantas podem expressar os mais variados sentimentos e desejos com sua enorme diversidade, já está aberta a exposição “Flores em Versos Canções Floridas”, de 02 a 31 de maio de 2022, na estação AACD-Servidor, linha lilás de metrô, produzida pela Coutinho Eventos em parceria com a Via Quatro, sob a curadoria de Maurício Coutinho, produção de Mara Porto, consultoria da florista Amanda Fuccia e revisão de J.Ivo Brasil.

A mostra apresenta fotos de flores comercializadas pela CEAGESP e cada painel tem versos de compositores renomados como Jorge Florêncio, Anderson Terrólis, Alê Motta e Daniel RJ, contando ainda com o apoio cultural da Sincoplastic Embalagens Flexíveis, Trifásica Elétrica, Itaquerendo Folia, Mango Tree Coworking e Rádio Digital Samba.
EQUIPE DE PRODUÇÃO
Curadoria: Maurício Coutinho – @jornalistacoutinho
Produção: Mara Porto – @maraporto7
Consultoria: Amanda Fuccia – @mundoecoarte
Revisão: J Ivo Brasil – @itaquerendofolia
Edição: Eli Hayasaka – @eli_hayasaka
Coordenação: Alessandro Reis – @mangotreecoworking
Print: Flippaper – @flipaper

CURADORIA – Maurício Coutinho

Jornalista e produtor cultural
Há mais de 40 anos atua na produção de exposições em espaços culturais, shoppings, hotéis, clubes, associações e entidades. Formado pela Cásper Libero e ESPM, passou por agências de propaganda e jornais emissoras de rádio e TV.
Instagram: @coutinhoeventosoficial – @jornalistacoutinho
Site: www.coutinhoeventos.com.br

PRODUÇÃO – Mara Porto
Publicitária e produtora de eventos.
Atuou nas agências Opus, Exclam e na produtora de filmes Sir Laboratório, em Curitiba.
É responsável pelo planejamento, gerenciamento e produção dos eventos corporativos e sociais da sua empresa Coutinho Eventos.
Instagram: @maraporto7
Painéis da exposição 

1 – CELOSIA CRISTATA
Também chamada de “suspiro”, por ser de fácil cultivo, esta planta herbácea de caule sem ramificações, possui muitas sementes e suas cores variam do vermelho ao roxo e amarelo. Seu melhor plantio é na Primavera com floração no verão.
Precisa de boa drenagem e sol pleno.

2 – ANTÚRIO
Flor bem familiar, a mãe tem, a avó tem, a bisavó  tinha … Essa beleza tropical veio da Venezuela e Colômbia, sendo que o seu plantio é no começo da Primavera e a floração no Verão.

O seu nome deriva do latim e significa “flor”. O antúrio tem várias cores e é muito usado em arranjos, buquês de noiva. É um presente muito oferecido!

Representa fortuna, hospitalidade, autoridade e luxo, e também é considerada “afrodisíaca”, tanto pelo seu formato “espiga ereta”, como pelas folhas em formato de “coração”. Antúrio é a flor da família!

3 – TULIPA
Flor nobre, de origem Persa, tem uma curiosidade peculiar: ela só poderia ser plantada nos jardins reais. A tulipa é um gênero de plantas angiospermas da família das liláceas;

Seu plantio é no Outono, antes das geadas e do frio. Seu cultivo é através de bulbos. A tulipa tem muitas cores e é uma flor clássica, muito requisitada em decoração de festas e casamentos.

Com cerca de cem folhagens surge uma haste ereta, com flor solitária formada por seis pétalas. Existem muitas variedades cultivadas e milhares de híbridos.

4 – DÁLIA
É um gênero botânico pertencente à família Asteraceae. É uma herbácea de porte médio. A dália representa reconhecimento, harmonia e gentileza.

Flor perene, ou seja tem um ciclo sazonal por mais de dois anos, originária do México. Tem muitas cores e um formato de pompom.

Seu cultivo é feito através de bulbos, tais como se fossem “batatas “, que uma vez enraizado na terra, brota com enorme facilidade. Quando adulta, a planta chega a atingir até 1,50 metro, e isto se deve ao tipo de poda, feita em seu cultivo.

5 – NARCISO
Presenciar o nascimento de um “Narciso”, é algo indescritível, um verdadeiro fenômeno natural de tamanha beleza.

Originária do Mediterrâneo, gosta do frio e é da família Amaryllidaceae, que tem a característica de caule grosso e uma floração a olho nu. Seu plantio é feito por bulbo, uma “batata”.

Seu nome Narciso vem da mitologia grega, porque tem uma flor que parece um xilofone. Nasce em beira de rios com inclinação para baixo, dando a impressão de estar olhando seu reflexo na água.

6 – BICO DE PAPAGAIO
A poinsétia, também designada pelos nomes de “bico-de-papagaio”, manhã de páscoa, rabo-de-arara, cardeal, flor-do-natal, ou estrela-do-natal é uma planta originária do México. O seu nome científico é Euphorbia pulcherrima, que significa “a mais bela das eufórbias”.

Com folhas avermelhadas, é uma planta selvagem, nasce espontânea sem a necessidade de cultivo. Um fato interessante é que toda flor já foi folha, as flores são modificações naturais que a própria natureza transformou para atrair os insetos, “polenizar” e dar continuidade a espécie.

7 – AMOR PERFEITO
Viola tricolor, popularmente conhecida como amor-perfeito e erva-trindade, é uma flor bienal selvagem eurasiática.

É uma pequena planta rasteira que atinge no máximo 15 cm de altura, com flores de cerca de 1,5 cm de diâmetro. Cresce nos prados e nas fazendas abandonadas, principalmente em solos ácidos ou neutros.

De origem europeia gosta do frio. Por ser rasteira, compõe jardins e vasinhos de janelas, para alegrar nosso caminho.

8 – KALANCHOE
É um género de plantas suculentas da família Crassulaceae. Sua origem é africana e também é conhecida como flor-da-fortuna ou kalandiva.

No Brasil, é conhecida também como coerana, eoirama-branca, erva-da-costa, folha-da-fortuna, folha-de-costa ou saião.

Gosta de sol, pouca água e tem fartura em botões de flores. Tem valor medicinal, o “saião” possui propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e antiulcerosas, muito úteis para ajudar a combater problemas gastrointestinais,

9 – ORQUÍDEA
Ela existe no mundo todo, exceto na Antártida. Com muitos formatos, cores e perfumes, podem ser aepífetas, ou seja são aquelas que colocamos nas árvore e as terrestres, as orquídeas de chão.

É uma das poucas plantas que fazem fotossíntese por toda sua extensão, inclusive as raízes. Por conta disso, temos as orquídeas aéreas, ou seja, no ar passa uma quantidade de água equivalente há um rio e elas captam essa água.

As orquídeas pertence a ordem Asparagales, onde estão a cebola, a baunilha, o aspargo, entre outras.

10 – CICLAME
Também conhecida como “Violeta dos Alpes”, a flor gosta de climas frios e nasce a partir de bulbos. A florada dura em média dois meses. O “Cyclamen persicum” floresce uma vez ao ano, sempre no inverno.

Flor que representa a riqueza, possui grande variação de cor e sua folhagem em forma de coração, atrai os namorados para presentear com amor.

O ciclame também costuma estar associado à resignação, à renúncia, à momentos de introspecção pessoal e até de ciúme.

11 – COPO DE LEITE
Zantedeschia aethiopica é uma espécie de planta com flor pertencente à família Araceae. A espécie é amplamente utilizada como planta ornamental e para produção de flores de corte.

“Copo de Leite” também é conhecida pelos nomes de jarro ou boca-de-jarro.

Prima do Lírio e do Antúrio, o Copo de Leite é uma flor exótica, possuindo múltiplas cores. Com sua origem africana, tem o caule maleável e pode compor os mais diversos arranjos decorativos com grande sofisticação e elevados graus de modernidade.

12 – LÍRIO
Os lírios são as flores do gênero Lilium da família Liliaceae, originárias do hemisfério norte com ocorrências na Europa, Ásia, América do Norte, e América do Sul.

Mais da metade das espécies são encontradas na China e no Japão. É uma flor delicada, muito querida em cerimônias, por ser uma flor de presença e porte.

O lírio é muito usado na fabricação de perfumes com variações de notas e fragrâncias, suas cores também são variadas, dando diversos nomes. Em chinês, a palavra “Lírio” significa “para sempre amor” .

13 – CRISTA DE GALO
Planta anual, ou seja, a Crista de Galo, nasce, cresce, floresce e morre dentro do período de um ano, porém, ela produz muita semente, o que pode dar continuidade ao seu jardim.

Da família do Amaranthus, você pode consumir suas folhas refogadas e sementes abundantes, dando aquela crocância nos pratos.

Pode ser cultivada com luz solar direta ou em sombra parcial com boa luminosidade. Possui muitas cores e o processo de secagem floral é muito usado nesta flor, para a feitura de arranjos e decoração.

14 – GIRASSOL
Uma flor muito especial, sendo utilizada para fins ornamentais como industriais, como óleo consumido por toda a humanidade.

Na mitologia grega, o girassol aparece como a transformação de um amor não-correspondido pelo Deus Hélio. Enquanto o sol estava no Céu, Clicie olhava para o sol apaixonada sem desviar o olhar e toda noite seu rosto virava para o chão, sabendo que Hélio estava com Leucoteia.

Ela chorava sem tirar os pés do chão, as lágrimas escorreram e seus pés se transformaram em raízes.

15 – PERPÉTUA
Com o significado de amor eterno, a Perpétua é perene, tem valor medicinal e é muito usada em arranjos secos.

A perpétua “Gomphrena globosa”, como o próprio nome já adianta, é uma planta herbácea de considerada durabilidade.

Semiereta, a perpétua pode alcançar até quarenta centímetros de altura, sendo que as suas folhas são simples e as pequenas flores roxas propõem o formato de um globo. De origem indiana, a planta prefere os climas mais quentes.

16 – BROMÉLIA
Planta tropical e sub-tropical, a bromélia também tem a característica de serem epífetas, plantas que usam as outras de suporte.

Seu formato de espiga e rígida com cores intensas, compõe ornamentos e arranjos florais, as bromélias são muito utilizadas no paisagismo.

A planta, em geral, é indicada para presentear amigos, sendo um gesto que representa admiração e inspiração. Popular na ornamentação de jardins e canteiros, ela também pode ser cultivada em vasos para decorar ambientes internos e compor jardins

17 – BEGÔNIA
Begônias são plantas essencialmente do género Begônia, família Begoniaceae,

Existe apenas uma outra espécie de origem havaiana, única representante do gênero Hillebrandia, que não pertence a este gênero. As begônias são plantas tropicais e florescem o ano todo.

Significam cordialidade, namoro, felicidade, delicadeza, e são associadas a inocência por suas folhas parecerem “asas de anjo”. No Feng Shui, que usa forças energéticas para harmonizar os indivíduos com o ambiente, ela é um símbolo de fertilidade.

18 – ROSA
Conhecida com a flor mais famosa de todo mundo, existem mais de 150 tipos de rosa e mais de 30 mil tipos de suas características.

As rosas foram constatadas há 5 mil anos atrás nos jardins asiáticos, ou seja, há 3 mil anos antes de Cristo. Ela movimenta em média por ano 8,6 bilhões de reais no mundo todo.

Sua beleza é estonteante e preferidas em todo tipo de relacionamento e expressão de sentimentos. Além de ornamentais, são medicinais fazendo remédios e cosméticos e também são comestíveis.

19 – TULIPA
De modo geral, as tulipas simbolizam o amor perfeito. Esse simbolismo está muito arraigado com as culturas da Turquia e da Pérsia.

E por serem as primeiras flores a nascer na primavera, também simbolizam o renascimento. Há diferentes tipos de tulipas, com cores maravilhosas.

Embora as tulipas não se adaptem bem ao clima brasileiro, é possível induzir a planta a dar, pelo menos, mais uma floração, simulando as condições climáticas do seu habitat natural para estimular os bolbos a rebrotarem.

20 – GÉRBERA
Flor silvestre, isso quer dizer que ela nasce por conta própria o ano inteiro, com floração intensa na primavera.

Não é necessário o cultivo, ela é da família do Girassol, das margaridas e sua beleza circular tem várias cores.

Arranjos com gérbera são muito utilizados na decoração de festas e eventos dos mais diversos tipos, apesar de que tamanha beleza já faz toda presença em solitários proporcionando conceito, carinho e atitude em uma única flor.

Canções explicitadas em cada um dos painéis: letras e links para você acessar e curtir todas as composições, onde, de alguma forma, as flores estão presentes.

Jorge Neiva Canta Jorge Florêncio

Rei da Minha Historia
https://www.youtube.com/watch?v=g8C99PN_-tc&list=OLAK5uy_lcZ61nSLPnbcUYcYgv_CnmaDJ7EzNsyF0