Organizada por Mário César e Rafael Bastos, a Poc Con é uma feira de quadrinhos e artes gráficas protagonizadas por artistas LGBTQIAPN+ que tem como objetivo reunir, dar visibilidade e espaço para a comunidade.
O pôster de milhões da POC CON 2022 foi feito pelo talentosíssimo Danverdura. Ilustrador e, desde 2011, trabalha com concept art. Apaixonado por animação 2D, absorve referências da natureza e da ficção científica para criar mundos carismáticos e envolventes, com detalhismo e delicadeza em suas composições.
Sua primeira edição foi em 2019 e contou com 75 artistas independentes e cerca de 3000 visitantes, logo após a Poc Con teve duas edições virtuais e uma versão reduzida seguindo assim com os protocolos de segurança da pandemia do COVID-19.
Após dois anos, o evento volta ao presencial com novidades e de casa aberta para receber o público novamente, a Poc Con vem trazendo uma programação especial com o retorno presencial, serão mais de 110 talentos LGBTQIA+ dos quadrinhos e artistas gráficos brasileiros. O evento conta com o apoio do Social Comics e realizará uma mesa sobre os bastidores do documentário “A importância do quadrinho nacional: Muito além do arco íris” com os autores Luiza Lemos e Talles Rodrigues e o apresentador Sérgio Marques (Maré Geek).
Além das palestras, cursos, concursos, quem garantir o “Kit Gay” tem entrada exclusiva no evento. Esse ano a feira será realizada no dia 18 de junho, sábado, na Casa de Portugal (Avenida Liberdade, 602, próximo à estação Liberdade do metrô, linha azul), em São Paulo, Capital.
O Poc Con trará uma programação com bate-papos on-line durante a semana do Orgulho LGBTQIAPN+ que serão exibidos gratuitamente na plataforma do YouTube da Poc Con do dia 12 a 17 de junho. Mas não para por aí.. Estão abertas as inscrições para participar do concurso de cosplay Lipsync Challenge da Poc Com, inscreva-se no link: https://poccon.com.br/
Serão 119 artistas queers expositores, além de diversas editoras, estúdio de tatuagem e lojistas. O evento e a luta tem a missão de trazer visibilidade e espaço para artistas gráficos LGBTQIA+.
por Tatielle Freitas