Intitulada “Diversidade de Gênero – Cidadania & Respeito”, a exposição conta com ilustrações de personagens que fazem parte da história na luta pela garantia dos direitos da população LGBTQIA+.
Sob a curadoria de Maurício Coutinho, apresenta ao público desde a comemoração de 20 anos da Lei 10.948/2001, que criminaliza a homofobia e transfobia, até as conquistas como o direito à união estável e ao uso do nome social, o direito à doação de sangue por homossexuais, entre outras.
Nas telas, em meio a vários retratados, estão Leão Lobo, jornalista, ator, um dos maiores defensores da causa LGBTQIA+, criador do bordão “Dignidade Já”; Salete Campari, ator transformista; Lili Vargas, com 71 anos, eleita Embaixatriz das Trans; Alberto Silva, diretor da Casa Florescer de acolhimento de transexuais e travestis e Silvetty Montilla, ator, humorista e considerada a maior drag queen do país. Os nomes foram selecionados por conta de seu engajamento na luta pela comunidade LGBTQIA+. O artista Luciano Meskita fez uma reinterpretação das imagens, para homenagear as pessoas citadas.
Importante ressaltar que essa mostra cultural teve a consultoria da Dra. Iolanda Aparecida Mendonça, advogada especializada na questão LGBTQia+, com atuação na área do direito de Família há mais de 30 anos e destaque atual para a área de Sucessões, a área criminal, e nos últimos 15 anos, o Direito Homoafetivo, com aprofundamento das Pós graduações em Direito Civil, Direito Penal e Direito de Família e Sucessões.
EQUIPE DE PRODUÇÃO
Curadoria: Maurício Coutinho – @jornalistacoutinho
Produção: Mara Porto – @maraporto7
Assessoria: Cecília Coutinho – @ceciliacoutinhosp
Coordenação: J Ivo Brasil – @itaquerendofolia
Edição: Eli Hayasaka – @eli_hayasaka
Revisão: Alessandro Reis – @mangotreecoworking
Print: Flippaper – @flippaper
Cartuns: Luciano Meskyta – @lucianomeskyta
CURADORIA – Maurício Coutinho
Jornalista e produtor cultural
Há mais de 40 anos atua na produção de exposições em espaços culturais, shoppings, hotéis, clubes, associações e entidades. Formado pela Cásper Libero e ESPM, passou por agências de propaganda e jornais emissoras de rádio e TV.
Instagram: @coutinhoeventosoficial – @jornalistacoutinho
Site: www.coutinhoeventos.com.br
PRODUÇÃO – Mara Porto
Publicitária e produtora de eventos
Atuou nas agências Opus, Exclam e na produtora de filmes Sir Laboratório, em Curitiba.
É responsável pelo planejamento, gerenciamento e produção dos eventos corporativos e sociais da sua empresa Coutinho Eventos.
Instagram: @maraporto7
1 – LEÃO LOBO
Carismático, Leão Lobo é um ícone da TV brasileira. Jornalista, ator, apresentador e defensor da
causa LGBTQIA+, criou o bordão: “DIGNIDADE JÁ!”
Curadoria: Maurício Coutinho – @jornalistacoutinho
Produção: Mara Porto – @maraporto7
Coordenação: J Ivo Brasil – @itaquerendofolia
Edição: Eli Hayasaka – @eli_hayasaka
Revisão: Alessandro Reis – @mangotreecoworking
Print: Flippaper – @flippaper
Cartuns: Luciano Meskyta – @lucianomeskyta
2 – REY NEVES
O empresário paraense Reinaldo Neves, conhecido como Lady Fama e Rey Neves é ator, transformista, produtor cultural e carnavalesco. Em SP desde 1981, há 16 anos de Drag Queen.
20 anos da Lei no. 10.948/2001
Você sabia que há 20 anos São Paulo tem lei que criminaliza a homofobia e a transfobia, punindo administrativamente as denúncias por qualquer prática discriminatória, ação violenta, constrangedora ou intimidatória?
3 – ALBERTO SILVA
Articulador e consultor dos direitos LGBTQIA+, atual CEO da Casa Florescer de acolhimento para mulheres transexuais e travestis.
Direitos sucessórios
Você sabia que, os direitos sucessórios entre os(as) companheiros(as) são reconhecidos em juízo, se lavrada a Escritura Pública de União Estável ou realizado o casamento?
4 – MÍRIAM DA SILVA
Cearense, ativista da causa LGBTQia+. Em SP há 40 anos, luta pela igualdade de travestis/transexual. Trabalha como agente operacional no CCLGBT
Laura Vermont.
Lei Maria da Penha
Você sabia que o Tribunal de Justiça de SP e vários outros Tribunais do País têm aplicado a Lei Maria da Penha a casais homoafetivos, cujo(a) parceiro(a) se encontra em situação de risco à segurança, à integridade física ou à psicológica?
5 – FÁTIMA E IZAURA
Casadas há duas décadas, a artesã Fátima Acre, que foi vendedora na 25 de Março e Izaura Panfilli, presidente da entidade de destaques do Carnaval SP.
Casamento
Você sabia que em 14.5.2013, o Conselho Nacional de Justiça determinou que os Cartórios de todo o País habilitassem e celebrassem casamentos entre pessoas do mesmo sexo e convertessem em casamento as uniões estáveis, sob pena de comunicação ao juiz corregedor?
6 – LIZZ CAMARGO
Cover oficial de Hebe Camargo
criada por Jaime Braz Tarallo, à frente do movimento Crossdresser, que ajuda pessoas a se encontrarem com sua essência feminina.
Planos de saúde
Você sabia que, a União Estável Homoafetiva comprovada permite a inclusão do(a) companheiro(a) como dependente em plano de assistência médica?
7 – MI BENASSI E VAGNER
Claudemir Benassi, estilista, aderecista, produtor de eventos, há 18 anos adotou o menino Vagner, como seu filho, ainda bebê com apenas seis meses de idade.
ADOÇÃO
Você sabia que a adoção por casais homoafetivos é possível? É regida pelo ECA-Estatuto da Criança e do Adolescente, que busca o melhor interesse da criança e não encontra proibição na Constituição Federal. O requisito principal é que o/a companheiro/a seja casado/a ou mantenha União Estável pública, duradoura e com propósito de formação familiar.
8- RAPHAELA ROSA
Expoente da nova geração da MPB, a cantora e compositora Raphaela Rosa, casada com a RP, Caroline Piguin,
é filha dos cantores Elizete Rosa e Thobias da Vai-Vai.
Imposto de Renda
Você sabia que, desde 2010, a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (Parecer nº 1.503/2010) permite a inclusão do(a) parceiro(a) homoafetivo(a) como dependente no Imposto de Renda, para fins previdenciários?
9 – SILVETTY MONTILLA
Sílvio Cássio Bernardo, encarna a Silvetty Montilla, lendária drag queen, ator, humorista, maior drag queen do país e um dos maiores artistas da noite LGBT brasileira.
Muito para conquistar
Muito se avançou, mesmo lentamente nos 10 últimos anos, quanto aos desrespeitados direitos da Comunidade LGBTQIA+, muito há a ser conquistado, conforme nossa Constituição Federal, demonstrados pelos fatos e realidade, em especial em relação à educação e à empregabilidade. Prossigamos, persistentes e confiantes.
10 – SALETE CAMPARI
Francisco Sales Rodrigues, conhecido artisticamente como Salete Campari, é ator, transformista, formado em matemática e Drag Queen há 36 anos.
Doação de sangue
Você sabia que, em 10.07.2020, o Supremo Tribunal Federal determinou à Anvisa que retirasse a regra que impedia a doação de sangue por homossexuais? A Lei nº 10.205/2001, que regulamenta a coleta de sangue, passará a vigorar com essa determinação.
11 – LILI VARGAS
Edson Siqueira Graziano encarna a Lili Vargas, eleita Embaixatriz Trans. É militante há várias décadas pela causa LGBTQIA+ em prol de trans e travestis.
União estável
Você sabia que a Escritura Pública de União Estável é importante para garantir e preservar aos casais homoafetivos, diversos direitos constitucionais, como partilha de bens, convênio médico, direitos sucessórios, pensão alimentícia, direitos previdenciários, administração de bens e valores, tratamentos de saúde, conversão em casamento e outros?
12 – MISS BIA
Eduardo Albarella, conhecido como
Miss Biá foi estilista, maquiador, ator transformista e uma das drag queens pioneiras no Brasil, com mais de 60 anos de carreira.
Alteração de gênero
Você sabia que, em 8/2007, o Ministério Público Federal conquistou a garantia do direito às pessoas transexuais de realizarem a cirurgia de mudança de sexo, também conhecida como redesignação de sexo ou transgenitalização, pelo SUS?
13 – ANTONIO C. MORCILLO
Campeão mundial de maquiagem em 93 nos EUA, Antonio Carlos é “O Maquiador das Estrelas”, um dos profissionais mais respeitados no mundo da Beleza na América do Sul.
AS LETRAS “I”,”A” E “Q” DA SIGLA
Você sabia que na sigla LGBTQIA+, o “I” de Intersexo (antigo hermafrodita), em geral possui física e biologicamente os dois sexos, não se encaixa na forma feminino-masculino; que o “A”, de Assexuados não sentem atração afetivo-sexual por outra pessoa, e o “Q”, de Queer tem a orientação sexual e a identidade de gênero transitando entre o feminino e masculino?
14 – IOIO VIEIRA DE CARVALHO
Ativista das mais queridas no mundo LGBTQIA+, a transformista
Ioiô Vieira de Carvalho é humorista, além de atuar com destaque – há muitos anos – na área da saúde.
Registro civil
Você sabia que, em 2017, o STJ-Superior Tribunal de Justiça reconheceu o direito das pessoas transexuais de obterem a alteração de gênero no registro civil, sem cirurgia?
15 – DIVINA NÚBIA
Maquiadora, atriz de teatro, cinema e séries para streamings, com 41 anos de carreira, umas das precursoras do movimento “Drag Queen” no Brasil.
Ata notarial
Você sabia que a Ata Notarial é instrumento que tem fé pública e serve para comprovar a realidade e a verdade de fatos, como por ex., assédio moral e/ou sexual, que ocorre no ambiente de trabalho, e funciona como prova em processo judicial?
16 – ANTARA GOLD
Ao longo da carreira, Antara Gold criou seu próprio estilo em trajes que são verdadeiras obras-primas, além de atuar em shows e concursos em todo Brasil e Exterior.
Uso do nome social
Você sabia que o Ministério da Saúde, pelo Decreto 8.727/2016, regulamentou o uso do nome social no SUS, mas, o cartão, já continha essa informação desde 2013; o MEC em 17.1.2018 homologou autorização para o uso nos registros escolares, e o STJ em 2017, decidiu pela utilização do nome social no registro civil?
17 – SISSI GIRL
Ailton de Almeida há 28 anos dá vida a Drag Quenn “Sissi Girl”. Enfermeiro
e casado há 33 anos, trabalha com a prevenção Ist/Aids no Esquadrão
das Drags.
Reprodução assistida
Você sabia que, a partir de 2015, a Resolução do Conselho Federal de Medicina que trata sobre a Reprodução Assistida passou a acolher os casais homoafetivos? Para as mulheres, o processo é feito por fertilização in vitro ou inseminação artificial e para os homens meio de fertilização in vitro, com a utilização de um útero por substituição.
18 – ANDERSON PAULINO
Profissional multifacetado, carnavalesco, cenógrafo, ligado ao Tossan Clube na Zona Leste, Anderson Paulino é um dos mais destacados nomes da cena LGBTQia+
Decradi
Você sabia que o Estado de São Paulo foi pioneiro na criação da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, nascida, em 2000, como Cradi, e, posteriormente inaugurada, em 2006, como Decradi? Órgão público que tem o objetivo de promover a defesa de grupos vulneráveis e vítimas de exclusão social.
19 – AMÉRICO NUNES NETO
Empreendedor social, ativista, fundador da ONG Instituto Vida Nova, Américo Nunes Neto é coordenador de projetos sociais para pessoas com HIV, Trans
e Travestis.
Homofobia
Você sabia que em 6/2019, o STF-Supremo Tribunal Federal considerou a homofobia e a transfobia como crimes e os enquadrou na lei de racismo, enquanto se aguarda legislação específica? Vale lembrar que racismo é crime inafiançável e imprescritível. Indispensável denunciar sempre.
20 – TAMARA BRACHO
Personagem criada por Paulo Toledo, jornalista, digital influencer, atua em discussões sobre a empregabilidade trans e o desafio da inserção o mercado de trabalho.
Mês da Visibilidade
Em junho é comemorado mundialmente o Mês do Orgulho LGBTQIA+. Todo ano, durante o mês de junho – data escolhida porque marca a rebelião de Stonewall em 1969, nos Estados Unidos – dá-se início ao dia do orgulho LGBTQIA+. A comunidade celebra o #Orgulho de várias maneiras diferentes por todas as regiões do mundo.