A 55ª Exposição de Arte Koguei Bunkyo será inaugurada no próximo 5 de outubro, no Espaço Cultural Bunkyo, em São Paulo, reunindo 291 obras de 150 artistas de todo o Brasil. O evento marca um ano especial, celebrando os 70 anos de fundação do Bunkyo e os 130 anos do Tratado de Amizade Brasil–Japão.

A mostra apresenta trabalhos em diversas modalidades da arte koguei — cerâmica, oshibana-ê, arte têxtil, papel, madeira e metal — refletindo a riqueza da tradição japonesa e suas releituras contemporâneas. A homenageada desta edição é a ceramista Kimi Nii, que expõe a instalação Ilhas, obra inspirada em uma viagem a Paraty. Os artistas John Alexander Uribe Rosas e Patrick Nicholas Korb foram os vencedores do Prêmio Koguei Bunkyo 2025, recebendo R$ 5 mil cada. Além da exposição, a programação inclui palestras, workshops e um espaço tátil com materiais como cerâmica, papel washi e madeira, oferecendo acessibilidade a pessoas com deficiência visual.
Com entrada gratuita, a exposição segue até 19 de outubro, de segunda a sexta das 12h às 17h, e aos fins de semana das 10h às 17h, na Rua Galvão Bueno, 596, Liberdade. Mais do que um evento artístico, a mostra reafirma o elo cultural entre Brasil e Japão.

Saiba mais sobre o Bunkyo – A Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo é proprietária de cerca de 96% da área construída do Edifício Bunkyo. Assim, o presidente da Comissão Patrimonial, juntamente com os inquilinos e outros proprietários integram o “Condomínio Edifício Bunkyo” para tratar sobre as medidas administrativas e a manutenção do prédio. O Edifício Bunkyo possui dois auditórios – o Grande Auditório com capacidade para 1.100 pessoas e o Pequeno Auditório para 200 pessoas, um salão para cerimônias (Salão Nobre), 3 espaços de exposições (um no hall de entrada do Grande Auditório, um no 1° subsolo e outro no prédio anexo), três salas de reuniões (uma no 1º andar e duas no 2º andar) e um ginásio esportivo.