Colaborando para a revalorização da região central de São Paulo, a Galeria R. Monteiro recebeu, no período de 20 agosto a 20 de setembro, um encontro marcado pela sensibilidade e pelo diálogo pela causa autista: o espaço abriu suas portas para a exposição da artista autista e mãe atípica Manoela Bourel e, em seguida, para uma Roda de Conversa sobre o Autismo, que reuniu profissionais de saúde, psicoterapeutas e mães atípicas. O resultado foi um ambiente de escuta, afeto e troca de experiências, onde diferentes perspectivas se encontraram para fortalecer a inclusão e ampliar a compreensão sobre o espectro autista.
“Eventos como esses, afirma o curador Maurício Coutinho, dão vida à Causa Autista e representam muito mais do que encontros em torno de um tema essencial. Eles se tornam momentos de respiro para a cidade, capazes de devolver ao centro de São Paulo a sua vocação histórica: a de ser palco de diversidade, troca e acolhimento”, conclui.
Entre a inauguração da exposição e a Roda de Conversa, profissionais da saúde, mães atípicas, artistas e educadores ocuparam o coração da metrópole, trazendo consigo reflexões profundas e sensibilidades necessárias. Essa presença não apenas fortaleceu a luta pela inclusão e pela compreensão do espectro autista, como também reacendeu o olhar da população que circula pela região central. Quem passava pelas ruas não via apenas a mobilização em torno da causa — via também o esplendor das fachadas históricas, os detalhes arquitetônicos que contam a memória de São Paulo, agora iluminados pela vitalidade de um evento social e cultural. Assim, a causa autista dialogou com a cidade, mostrando que engajamento humano e valorização urbana caminham lado a lado.

Mais do que um evento, tratou-se de um espaço de escuta, afeto e troca de experiências, onde cada relato teve o poder de quebrar preconceitos, fortalecer vínculos e ampliar a compreensão sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada 100 crianças no mundo está dentro do espectro autista. Apesar desse número expressivo, o desconhecimento e as barreiras sociais ainda dificultam a plena inclusão. Por isso, iniciativas como esta são fundamentais para sensibilizar, informar e mobilizar a sociedade.
A mobilização contou com o apoio de MoveCentro, Neves Bomfim Gestão Imobiliária, Coutinho Eventos, Casa Castro, Estudio New Basca, Colégio de Enfermagem Santa Maria Goretti, Apfel Vegetariano e Circo Spacial, instituições comprometidas em dar visibilidade à causa autista e fortalecer o diálogo pela inclusão. O curador do movimento, o jornalista Maurício Coutinho, ao lado das empresárias Isabela Sanches, da MoveCentro SP, e Bruna Bomfim, da Neves Bomfim Gestão Imobiliária, reafirmaram em conjunto suas trajetórias de apoio a pautas culturais e sociais de impacto.