Mercadão recebe mostra “Abaporu Periférico” utilizando o grafite

Cultura

O Mercado Municipal Paulistano, o Mercadão, recebe até 25 de novembro, no Hall de entrada do Espaço de Gastronomia e Cultura, a exposição “Abaporu Periférico”, uma homenagem à Semana de Arte Moderna de 1922 por meio do grafite. 

A mostra reúne 12 telas produzidas por artistas da periferia de São Paulo, que reinterpretam obras consagradas de nomes como Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Anita Malfatti, John Graz e Zina Aita. Entre os destaques estão os icônicos de Tarsila do Amaral, “Abaporu”, assinado por Plexus e “O Mamoeiro “, reinterpretado por Pandora, além de “Pierrette”, de Di Cavalcanti, recriado por Banguone. Outras obras, como “A Boba”, “O Homem Amarelo” e “O Farol de Monhegan”, de Anita Malfatti; “Operários”, “Tropical” e “Retrato de Mário de Andrade”, de Tarsila do Amaral, “Paisagem da Espanha”, de John Graz; e “Homens Trabalhando”, de Zina Aita, também ganharam versões inéditas que incorporam as referências, cores e vivências dos artistas modernos. 

Participam da mostra os artistas Plexus (@plexus1), Banguone (@banguone), Mandi (@mandirodrigo), Laís da Lama (@laisdalama), Pandora (@pandoraramos), Nino (@ninografs1), Pow (@fernando.pow), Anjinha (@aminadasgirafas), Dell (@delgrafites), Kuêio (@kueio.art), Melancia (@robsonmelancia) e Faty (@faty.damafiagirls). 

A iniciativa é realizada pelo Ministério da Cultura, pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e pelo Catavento Cultural e Educacional, por meio das Fábricas de Cultura, em parceria com a Mercado SP, concessionária que administra o Mercadão e o Mercado Kinjo Yamato. 

“A Semana de Arte Moderna abriu caminho para uma nova forma de pensar a cultura brasileira. O primeiro secretário de cultura de São Paulo foi Mário de Andrade, e o seu gabinete era aqui no anexo do Mercadão. Ao receber o ‘Abaporu Periférico’, o Mercadão se torna palco desse diálogo entre passado e presente, mostrando como o grafite ressignifica obras de Tarsila, Di Cavalcanti e outros ícones.”, afirma Aldo Bonametti, CEO da Mercado SP. 


Serviço – “Abaporu Periférico” 
Local: Hall de entrada do Espaço de Gastronomia e Cultura do Mercadão 
Até 25 de novembro de 2025 
Entrada gratuita 
Rua da Cantareira, 306 – Centro Histórico de São Paulo