Os protetores de animais por Carmem Portela – 25.01.23

Mara Porto

Quando meu amigo e jornalista Maurício Coutinho convidou-me para escrever essa coluna na Revista Paulista, fiquei muito agradecida e ao mesmo tempo ansiosa.

O que escrever, nesse primeiro contato sobre causa animal??? São tantos desafios e demandas, pensei, pensei e resolvi falar sobre o que é “ser um protetor de animais” de verdade.

Sejam eles independentes ou de Ongs, são aqueles que cuidam de muitos animais  vítimas de abandonos, maus tratos, machucados, doentes, desnutridos, feridos no corpo e na alma. Aqueles que todos tem dó, mas são poucos os que realmente colocam a mão na massa para recuperá-los.


Se todos soubessem o que um “PROTETOR RAIZ” passa…, ele se supera todos os dias para arcar com os custos operacionais, tirando do bolso ou recebendo raras doações. Um resgatado gera diversas despesas, dentre elas, ração, vacinas, castrações, exames, medicação, vermífugos, veterinários, material de limpeza, enfim, muitos custos financeiros, além, é claro, do tempo para cuidar de todos.

Ah, o tempo…, esse é o mais cruel para os protetores veteranos. Se pudéssemos estabeleceríamos um dia de 48 horas. Tornar-se referência na causa animal é algo de muita responsabilidade, afinal além de cuidarmos dos nossos, ainda damos suporte e ajuda a centenas de pedidos de resgate, que nos chegam todos os dias.

Nossos guerreiros e guerreiras (98% da proteção animal é formada por mulheres), muitas vezes, não são compreendidos ou reconhecidos, não desanimam porque sabem que, no final, sempre podemos achar um final feliz, transformando vidas.

E viva os loucos que transformam o mundo !


Carmem Portela
Protetora de animais e crianças, ativista ambiental, palmeirense, pisciana, guerreira, sou muito bem humorada e determinada, mas não mexa com meu sossego
Contatos: 11.99275-2455 – whatsApp
Instagram: @carmem_portela