Revitalização do Centro de São destaca o papel histórico do Bar e Restaurante Guanabara

Gastronomia

Em um endereço que respira história e memória afetiva, o tradicional Bar e Restaurante Guanabara – em funcionamento ininterrupto desde 1910 – foi palco, nesta data, de uma reunião emblemática para o futuro do centro da capital paulista.

Reuniram-se à mesa algumas das mais representativas lideranças ligadas à preservação, valorização e revitalização da região central. Entre elas, J. B. Oliveira, presidente da centenária Sociedade Amigos da Cidade, fundada em 1934, referência histórica no debate urbano de São Paulo; Edison Farah, presidente da Associação Viva o Centro, criada em 1971 e reconhecida por sua atuação consistente na defesa do patrimônio, da cultura e da ocupação qualificada do centro histórico e o anfitrião do encontro, Edson Pinto, proprietário do Guanabara, que reforçou o papel estratégico do restaurante como espaço de convivência, diálogo e resistência cultural, além de sua atuação como Diretor da Federação dos Restaurantes, Bares e Similares de São Paulo.



A reunião contou ainda com a presença do conselheiro da AVC, Flaminio Fichmann, e do assessor da presidência, Tom Barbosa, que contribuíram com reflexões sobre ações integradas para a melhoria urbana. Ficou claro que o Bar e Restaurante Guanabara terá papel relevante nesse processo de revitalização, funcionando como símbolo vivo da história paulistana e ponto de articulação entre cultura, gastronomia e cidadania.

Para integrar e acompanhar essa jornada, está sendo convidado o jornalista Maurício Coutinho, reconhecido por sua atuação nas áreas de turismo, cultura e gastronomia, ampliando o diálogo com a sociedade e fortalecendo a narrativa do centro como espaço de identidade, encontros e futuro.



Bar e Restaurante Guanabara
Av. São João, 128
@barguanabara1910
Av. São João, 128 | Centro Histórico de SP
Segunda à Sabádo: 12h às 16:00h
Happy Hour às quintas das 17:30h às 21h