Batucada de Nêgo Véio promove Festival de Batizado dia 18.11 na Penha

InformaSamba

“Batucada é um ritmo originário do Brasil, embora tenha influências da música africana. Seja fazendo percussão batendo no tacho com a colher, batucando um ritmo ou mesmo batendo palmas ou os pés para acompanhar a marcação, esse ritmo que conduz o movimento é o pulso (ou pulsação), constante e coordenado, que dá a base para a música”.

Alguns pesquisadores afirmam que a batucada é a parte profana do Batuque (religião) e do Candomblé, o ato de batucar, outros afirmam que as duas palavras tem o mesmo significado.



Era acompanhada por instrumento de percussão muitos oriundos da África e de seus ritmos religiosos do candomblé, sendo que muitos instrumentos eram improvisados de utensílios domésticos como o prato, frigideira e faca, até hoje usados nas baterias das escolas de samba, usava-se instrumentos de corda como cavaquinho e violão, e também outros como chocalho e pandeiro.

E para quem gosta desse ritmo, nada melhor que participar no próximo sábado, dia 18 de novembro, a partir das 12 horas, do “Festa de Batizado – Batucada de Nego Véio”, a realizar-se no Largo do Rosário, localizada na Penha, junto a Igreja do Rosário dos Homens Pretos, construída no século 19 por negros que se convertiam ao catolicismo para resistir à escravidão, o templo é uma das igrejas mais antigas da capital e é considerada patrimônio histórico. Desde 2002 a praça recebe uma festa religiosa em comemoração ao final da escravidão.

Na programação do evento, constam diversos grupos de importância no contexto da Batucada, a saber:
12h: Samba Sem Poluição
13h: Bloco do Temperadinho
14h: Batucada de Nego Véio
15h: Velha Guarda da ala da Bateria da Mangueira
17h: Batucada Nossa Tradição
18h: Papum SP é Nóis



Serviço:
Festa de Batizado
Batucada de Nêgo Véio
18.11, a partir das 12 horas
Evento Gratuito
Largo do Rosário, Penha
Junto da Igreja do Rosário

@batucadadenegoveio
@jornalistacoutinho