Exposição pode ser contemplada na Estação Fradique Coutinho até 30 de setembro, apresentando os 100 anos de Rádio no Brasil.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre a ViaQuatro, a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela, com o jornalista, historiador e pesquisador Maurício Coutinho e o Museu da TV, Rádio & Cinema, comandado por Elmo Francfort, consultor de TV, escritor, pesquisador, radialista e jornalista.
“Inicialmente, tivemos como foco apresentar em 20 painéis de 0,70 x 0,95 cm, alguns dos mais renomados nomes do rádio, que foram e são grandes referências para o crescimento da mídia, tais como Lima Duarte, Jô Soares, Fernanda Montenegro, Cid Moreira, Lolita Rodrigues, Laura Cardoso, Mário Lago, Jô Soares, Flávio Cavalcanti e Mazzaropi”, afirmam Coutinho e Francfort.
“O espectro do rádio é imenso, permitindo os mais variados recortes, abordando centenas de temáticas, desde a radionovela, futebol, a música, o ensino educativo e tantas outras vertentes, além de profissionais que enfrentaram preconceitos de racismo como Haroldo Costa, Ruth de Souza, Isaura Bruno, Noite Ilustrada, Grande Otelo e muitos outros, que deram ‘a cara a tapa’ e fizeram do rádio as suas bases de luta”, concluem.
Serviço:
Mostra Cultural – “100 Anos do Rádio no Brasil: Origem ”
Até 30 de setembro de 2022
Estação Fradique Coutinho
Linha Amarela de Metrô
Curadoria: Maurício Coutinho
Co-curadoria e consultoria: Elmo Francfort
Apoio: Museu da TV, Rádio & Cinema
Produção: Mara Porto
Assessoria: Cecília Coutinho
Revisão: J Ivo Brasil
A ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo. Na América Latina, a Linha 4-Amarela é pioneira no uso do sistema driverless, operação automática sem a presença de condutor dentro do trem, que permite a supervisão permanente de velocidade, conferindo mais segurança e precisão à operação.