Olsen assume a Marinha – por Cláudia Cataldi – 23.01.23

Negócios

Almirante Marcos Sampaio Olsen é o novo Comandante da Marinha do Brasil

Em cerimônia no Clube Naval em Brasília, o Almirante de Esquadra, que ingressou na Marinha há 44 anos, tomou posse do mais alto cargo da carreira. Pontualidade e discrição foram suas companheiras no ato.

Cumprindo todo o rito que a instituição requer, Olsen adentrou o salão em silêncio, repleto de autoridades civis e militares. Na sequência, foi a vez do Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro. Este, ao toque de corneta.

Em seu discurso, o Comandante iniciou citando duas turmas, a de José de Alencar e a do Almirante Álvaro Alberto, além de trecho da obra: Lição das Esquadras de Rui Barbosa. Sem esquecer de mencionar também o culto às tradições, como: a camaradagem e a forja maruja urdida por ventos fortes e mar grosso.


Nos agradecimentos, Olsen disse: “por pleito de justiça, expresso notória gratidão ao presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, pelo apanágio ao nomear-me Comandante da Marinha. Agradeço o introdutório de orientações e estímulo particularmente ao referir-se à necessidade premente de prover o requerido espaço orçamentário para aumentar a capacidade e prontidão operacional da Marinha do Brasil. Ao ministro de estado da Defesa, José Múcio Monteiro pela honra e o agraciamento da indicação para o cargo asseverando-lhe a minha lealdade, comprometimento, disponibilidade e diligência na condução da força naval para a defesa dos interesses do Brasil no mar e hidrovias e braço militar do poder marítimo. Almirante de Esquadra Garnier Santos por antever no tempo e indicar proa segura pautado em aguçada visão político estratégica e do ambiente operacional da força naval. Estimo-lhe votos de realizações no porvir extensivos a Dra. Celma e digníssima família, boas águas! Ao ex-ministro da Marinha, Almirante de Esquadra Alfredo Caran bom companheiro e belo amigo, marinheiro até debaixo d´água, exemplo de incomum resiliência e devoção à Marinha do Brasil. Rendo-lhe a mesura por um robusto e inestimável legado de princípios, valores e tradições que balizam a minha navegação e em seu nome, reverencio os insignes chefes navais de modo singular os ex-ministros e ex-comandantes da Marinha…”

Agradeceu também, emocionado, a presença da companheira Marcella; dos filhos, Pedro Olsen e Nora Laís Olsen, assim como dos irmãos Luiz e Marcelo Sampaio Olsen, e amigos. Em seguida, recebeu o abraço e votos de boa navegação, de todos os presentes, na extensa fila que se formou.
______________________________

Claudia Cataldi
Jornalista
M.Sc.em Ciência Política e Relações Internacionais
Drª h.c. em Literatura
Contatos:
Instagram: @claudiacataldirj