ENTRE EM SI – POR REGINA AZEVEDO – 01.05.23

Negócios

Dress code: o código de vestimenta

Código de vestimenta: um tema que parece estar meio fora de moda, especialmente nos tempos de trabalho remoto imposto a partir da pandemia, já ouviu falar?

Muitos profissionais, de um momento para o outro, se viram na condição exigida pelo distanciamento social de dividir seu espaço íntimo com seus colegas, chefes, clientes, participando de reuniões transmitidas através de suas estações de trabalho, mesas de cozinha e até mesmo de suas camas, para os que têm menos espaço ou menos bom senso. Algumas empresas gostaram da experiência e pensam até em manter a modalidade na forma mista – ora presencial, ora remota – ou mesmo de maneira definitiva.

O despreparo momentâneo acerca de como nos comportarmos diante da câmera, qual o melhor espaço a ser mostrado considerando-se fatores importantes como enquadramento, privacidade e barulho parece ter se tornado marca registrada para muitos, inclusive para os que teimam em ignorar esses importantes parâmetros. Isso inclui, é claro, a apresentação pessoal: asseio, estética, vestimenta. É sobre o último item que vamos nos ater neste episódio.

Não se trata de estar na moda ou inventar moda, como dizia meu velho pai. A questão é muito mais sobre representação simbólica do que sobre ícones do vestuário, e isso é tema importante de comunicação. Vamos lá?

Acesse o link para o podcast e ouça: https://pod.fo/e/e06ff