A comemoração dos 54 anos da CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) acontece nesta quinta-feira (01/06), a partir das 9 horas, com distribuição gratuita de aproximadamente 500 litros da tradicional Sopa de Cebola para degustação dos participantes da festa. O evento será realizado no Entreposto de São Paulo, localizado na Vila Leopoldina, com presença confirmada do ministro Paulo Teixeira, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).
Na abertura do evento haverá participação da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo. Em seguida, a solenidade de aniversário e a posse conjunta de Gestores Estaduais do MDA, do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). O público em geral contará com diversas atrações artísticas e muitas opções gastronômicas na Praça de Alimentação.
GASTRONOMIA — A CEAGESP é conhecida por ser uma das maiores centrais de abastecimento de alimentos do mundo e a maior da América do Sul: o Entreposto de São Paulo. É o local onde há variedade de pescados, de frutas e de hortaliças e, por isso, num evento comemorativo dos 54 anos da Companhia é necessário ter a mesma diversidade gastronômica.
A Praça de Alimentação contará com comidas tradicionais de rua e de feiras paulistanas: acarajés, pastéis, quibes, sanduíches de pernil e de calabresa, hambúrgueres artesanais, pratos orientais, churros, bolos, doces, bebidas diversas, aperitivos, entre outros. Haverá também pratos como Paella e Tainha com farofa que serão comercializados ao valor de R$30 cada porção. O público em geral pode participar da festa da CEAGESP na Tenda do Milho.
SOPA DE CEBOLA — Uma das receitas mais famosas e sempre presente no cardápio do Festival de Sopas CEAGESP, que ocorre de maio a agosto, é a tradicional Sopa de Cebola. Já são mais de 50 anos de tradição da Sopa de Cebola que, na comemoração dos 54 anos da CEAGESP, será distribuída gratuitamente para degustação. “Vamos preparar aproximadamente 500 litros da sopa de cebola”, confirma Jair Legnaioli, organizador dos Festivais Gastronômicos CEAGESP.
CONHEÇA A CEAGESP — A CEAGESP surgiu em 1969 após a fusão do Centro Estadual de Abastecimento (CEASA) e da Companhia de Armazéns Gerais do Estado de São Paulo (CAGESP), ambas empresas, então, mantidas pelo estado de São Paulo. Em 1997, a CEAGESP foi federalizada e vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e, em 2019, ao Ministério da Economia. A partir de 1º de janeiro de 2023, com a publicação do Decreto nº 11.338 do Governo Federal, passou a compor a estrutura do MDA.
Armazenagem e entrepostagem são as duas unidades de negócios distintas e complementares nas quais a CEAGESP se consolidou. Ao todo são 13 unidades armazenadoras localizadas nas cidades de São Paulo (Silo Jaguaré), Tatuí, Avaré, Palmital, Bauru, Araraquara (que conta com três unidades), Tupã, Presidente Prudente, São Joaquim da Barra, São José do Rio Preto e Fernandópolis. Entrepostos também são 13: na Capital (um dos maiores do mundo em volume de comercialização e de tamanho, com aproximadamente 700 mil m2 de área), São José dos Campos, Guaratinguetá, Sorocaba, Piracicaba, Marília, Bauru, Araraquara, Ribeirão Preto, Presidente Prudente, Araçatuba, Franca e São José do Rio Preto.
É através da CEAGESP que a produção do campo, proveniente de vários estados brasileiros e de outros países, alcança a mesa das pessoas com regularidade e qualidade. Em 2022, o volume financeiro comercializado pelos entrepostos da CEAGESP, somando capital e interior, atingiu o montante de R$ 15,5 bilhões. Em quantidade, o volume comercializado pela rede de entrepostos superou 3,7 milhões de toneladas de hortifrútis, flores e pescados.