Poetisa Liz Matos lançou o livro “A Cicatriz e a Flor” em show da cantora Fernanda Noronha

Cultura

Seis poemas de Liz Matos foram musicados e lançados em formato EP (extended play), que leva o mesmo título do livro ‘A Cicatriz e a Flor’, com show da cantora Fernanda Noronha no Bistrot Trapiche. E não foi somente a Literatura que ganhou destaque como linguagem artística com o lançamento do livro “A Cicatriz e a Flor”.

As composições musicais para este EP independente foram criadas pela própria Fernanda Noronha e por Jair Luz, e gravadas nos EUA e no Brasil, nos estúdios Pulsom (Geórgia, EUA), Estúdio Paulo Calasans (São Paulo) e Estúdio Parque do Som (Salvador). Jair Luz assina também a direção artística e produção musical.

O EP ‘A Cicatriz e a Flor’ traz seis faixas que fazem um requintado passeio por diversas sonoridades rítmicas, interpretadas por Fernanda Noronha, cantora baiana radicada nos Estados Unidos e internacionalmente premiada. Entre os prêmios, estão o “Brazilian International Press Award” (apresentado pelo Focus Brasil Foundation e Rede Globo Internacional), por duas vezes como Melhor Cantora Brasileira nos Estados Unidos e mais uma vez como Melhor Show do Ano. E, ainda, o prêmio “Notáveis USA” na categoria Artista. Recebeu também o título de “Embaixadora Internacional das Artes e Cultura Brasileiras”.

Os arranjos ficaram a cargo de Paulo Calasans, de grande renome nessa área, Jair Luz e Peu Pereira. As referências passeiam pela bossa nova, jazz, música brasileira romântica, folk jazz e toques de valsa.

“Para nós, este foi um processo extremamente novo, e ao adaptarmos a melodia às poesias procuramos preservar sua originalidade. Acabou sendo uma sintonia perfeita e natural”, comenta Fernanda. Ela acrescenta que todos os profissionais envolvidos tiveram muito cuidado em fazer algo diferente, e com amor.

“A poesia se juntou à música e ambas se complementaram”, resume a cantora, que veio dos Estados Unidos especialmente para o show de lançamento em Salvador, no qual será acompanhada por quatro músicos.

Vale ressaltar também que a capa do EP tem a contribuição elegante do designer Ladislau Lucas, que emoldura de forma sensível a alma de Liz Matos, através de ilustrações graciosas e projeto gráfico impecável em homenagem à poeta baiana. Este registro fonográfico estará, em breve, disponível nas principais plataformas digitais, como Spotfy, Deezer, iTunes e Google Play.